Um estudo sobre a mobilização de saberes docentes no contexto de estágio curricular supervisionado de uma licenciatura em Física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-07-17

Autores

Salazar López, Tatiana Iveth

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando o professor como um sujeito construtor de saberes docentes e a escola como uma fonte que possibilita a construção destes, as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado tornam-se espaços importantes para o estudo desses saberes. A partir desta perspectiva, esta tese propõe-se a responder à questão: Como os saberes docentes são mobilizados na formação inicial, por licenciandos em Física, no contexto de Estágio Curricular Supervisionado? O interesse é compreender como o licenciando utiliza seus saberes docentes, durante as diferentes atividades realizadas no Estágio Curricular Supervisionado. Para responder esta questão, foram acompanhadas as atividades realizadas por futuros professores de Física nas quatro disciplinas, que compõem o Estágio Curricular Supervisionado, de um Curso de licenciatura em Física, de uma universidade pública, durante o período de 2015 a 2016. A análise destas atividades possibilitou a identificação de um sujeito peculiar, considerado no estudo de caso desta tese. Durante a trajetória das quatro disciplinas, os futuros professores realizaram diversas produções discursivas. Dentre elas, citamos os diários de aula, os planejamentos e os discursos produzidos nas reuniões de reflexão. As análises realizadas sobre as produções do sujeito, na amostra estudada, mostram filiações de sentidos no interdiscurso que circulou nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, durante as atividades de observação, planejamento de aulas e encontros de reflexão, que ocorreram. O estudo mostra evidências de que o curso de licenciatura em Física afeta a construção dos saberes docentes, uma vez que os licenciandos apropriam-se de discursos produzidos durante as disciplinas didático-pedagógicas do currículo deste Curso. Em síntese, observa-se que a construção de saberes docentes dos licenciandos é influenciada pelas contribuições da pesquisa em Ensino de Ciências.
Considering the teacher as a subject constructor of teaching knowledge, and the school as a source that makes possible the construction of these knowledges, the disciplines of Supervised Curricular Internship become important spaces for the study of them. From this perspective, this thesis proposes to answer the question: How are teacher knowledge mobilized in initial training by future physics teachers in the context of Supervised Curricular Internship? We are interested in understanding how future teachers use his/her teachers‟ knowledge during the different activities realized in the supervised curricular stage. In order to answer this question, the activities carried out by future physics teachers in the four disciplines that make up the Supervised Curricular Internship of a Physics teachers training program of a public university during the period from 2015 to 2016 were monitored. The analysis of these activities allowed the identification of a peculiar subject, considered in the case study of this thesis. Throughout all the trajectory of the Internship, the future teachers carried out different activities and productions. Among these are the class diaries, the plans and the speeches produced at the reflection meetings. The analyses carried out on the productions of the subject considered in the sample studied show sense affiliations about the interdiscourse that circulated during these internship subjects in the observation activities, in the planning of classes and in the various reflection sessions that took place in the internship. The study shows evidence that this Physics training program affects the construction of the teaching knowledge of the future teachers analysed, once the future teachers take over discourses made during the didacticpedagogical disciplines of the curriculum of this Course. In summary, we observed that the construction of the teachers' knowledge of the students is influenced by the contributions of the research in Science Teaching.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Física, Formação inicial de professores de Física, Estágio curricular supervisionado, Pesquisa em ensino de Física, Análise de discurso, Physics teaching, Initial training of physics teachers, Supervised internship, Research in physics teaching, Discourse analysis

Como citar