O ensino de canto coral nas licenciaturas EaD no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-11-29

Autores

Amato, Daniel Chris [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O ambiente virtual, fruto da tecnologia digital e da internet, toma assento definitivo na sociedade contemporânea e influencia suas ações nas mais diversas atividades humanas como, por exemplo, no Ensino a Distância (EaD). Esta modalidade de ensino formal, que credencia seus estudantes para uma atividade profissional afim, é usada visando o aumento do nível de capacitação da população nas mais diversas áreas, inclusive nos cursos de licenciatura em música. O ensino musical preconiza um acompanhamento do aluno pelo professor de maneira presencial desde os primórdios, pelo seu aspecto prático, como acontece no ensino das práticas vocais. Este estudo, de natureza qualitativa, tem por objetivo apresentar os pilares de uma ferramenta digital para o ensino dos conteúdos de práticas vocais, com foco no canto coral, para as licenciaturas em música no Brasil na modalidade EaD. Esta ferramenta será elaborada após levantamento e análise de matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em música nas modalidades presencial e EaD no Brasil que funcionaram por, no mínimo, três anos, no período entre os anos de 2007 e 2016, quanto ao oferecimento de disciplinas de práticas vocais aos futuros professores da área musical. Este estudo alia as pesquisas bibliográfica e documental, as quais serão desenvolvidas por meio de investigação em sites e documentação disponível dos cursos em atividade.
The virtual environment, derived from the digital technology and the internet, takes a definitive seat in contemporary society and influences its actions in the most diverse human activities, such as E-Learning. This type of formal education, which accredits its students for a related professional activity, is used in order to increase the level of qualification of the population in the most diverse areas, including in undergraduate music courses. Musical education advocates a follow-up of the student by the teacher in a face-to-face manner from the beginning, by its practical aspect, as it happens in the teaching of vocal practices. This qualitative study aims to present a digital tool for teaching the contents of vocal practices, focusing on choral singing, for the degrees in music in Brazil in the modality EaD. This tool will be elaborated after surveying and analyzing the curricular matrices of the undergraduate courses of music both for face-to-face and E-Learning modalities in Brazil that have worked for at least three years in the period between 2007 and 2016, regarding the offering of subjects of vocals to the future teachers of the musical area. This study combines bibliographical and documentary research, which will be developed through research on websites and available documentation of the courses in activity.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia digital, Canto coral, EaD, Matriz curricular, Prática vocal, Digital technology, Choral corner, Curriculum matrix, Vocal pratice

Como citar