Música, Gênero e Dor de Amor: as composições de Dolores Duran e Maysa (1950-1974)

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Data

2017-12-13

Autores

Almeida, Angela Teixeira de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nesse trabalho analisaremos a atuação de duas cantoras e compositoras de grande talento no cenário musical, antes monopolizado pelos homens, Dolores Duran e Maysa, ambas com uma linguagem poética na qual o amor era comumente retratado enquanto fossa, ilusão e dor em canções que, cheias de sentimentos e emoções, expressavam o sentimento de perda, as desesperanças, os desencontros e a solidão, ou seja, o sentimento real de seus amores. As letras aqui analisadas são entendidas como expressão de vivências pessoais e das percepções das duas compositoras, das tensões e possibilidades de uma nova forma de feminilidade no período retratado, no qual as mulheres puderam ultrapassar as limitações de seu papel social circunscrito ao espaço doméstico e à submissão. Iremos abordar, através das letras das compositoras, o tema do amor e dor, as relações amorosas, na visão feminina, pouco divulgado na época, pois a maioria das canções eram compostas por homens. Assim, apontaremos uma desnaturalização do papel da mulher vigente no período. Também iremos abordar às intensas transformações econômicas, culturais e sociais ocorridas na década de 1950, que é reconhecida como “Anos Dourados”. Houve uma sucessiva mudança de hábitos, pois as cidades começaram a crescer, tanto territorial como populacionalmente, em um processo crescente de “modernização” através da popularização do cinema norte-americano e da entrada da televisão. Iremos discutir como a mulher está vivenciando as mudanças do período, tanto na economia como na sociedade e também pensar como a mulher tem sido retratada nos meios midiáticos (revista, rádio e a musica), a partir de duas matrizes (a mulher do lar e a leviana) e como certos produtos refletiam essa dicotomia.
In this paper we will analyze the performance of two great female singers and composers in the musical scene, previously monopolized by the men, Dolores Duran and Maysa, both with a poetic language in which the love was normally portrayed as depression, illusion and pain in songs that, full of feelings and emotions, expressed the feeling of loss, hopelessness, mismatch and loneliness, that is, the real feeling of their loves. Here, the lyrics analyzed are understood as expressions of personal experiences and perceptions of the two female composers, from the tensions and possibilities of a new form of femininity in the portrayed period where the women were able to overcome the limitations of their social role limited to domestic space and submission. We will discuss, through the lyrics of the composers, the themes of love and pain, love relationships, in the feminine view, little publicized at the season, because most of the songs were composed by men. Thus, we will point out a denaturation of the role of women in the period under consideration. We will also address the intense economic, cultural, and social transformations that occurred in the 1950s, known as "Golden Years". There was a successive change in habits because the cities began to grow, both territorially and populationally, in a growing process of "modernization" through the popularization of American cinema and television entry. We will discuss how the woman is experiencing the changes of the period, both in the economy and in society, and also to think about how women have been portrayed in the media (magazine, radio and music), from two matrices (the home woman and the reckless woman) and how especific products reflected this dichotomy.

Descrição

Palavras-chave

Anos Dourados, Música, Compositoras, Samba-canção, Gênero, Golden years, Music, Female composers, Samba-song, Genre

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