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dc.contributor.advisorPagamisse, Aylton [UNESP]
dc.contributor.authorRosa Junior, Ronaldo José
dc.date.accessioned2018-02-28T14:27:26Z
dc.date.available2018-02-28T14:27:26Z
dc.date.issued2018-02-02
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152854
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma ordenação de ideias de cunho reflexivo-teórico sobre Educação Financeira e sobre a possibilidade de os alunos serem convidados a se tornarem agentes responsáveis pelo processo de aprendizagem de Matemática Financeira. Este convite, por mediação do professor, se dá num cenário de investigação e reflexão e num claro exercício de intervenção e julgamento prático. Para não suprimir a prática de exercícios, tampouco a teoria sem, no entanto, encará-los como único meio de abordagem, foi eleita a proposta de resolução de questões como estratégia inicial, levando-se em consideração a contextualização e a transversalidade que o assunto permite na interação com outras áreas do conhecimento matemático. Há, ainda, a possibilidade de aprofundamento no tema podendo, assim, transitar desde os mais fundamentais conceitos de regras de três e porcentagens, até o estudo de sequências, funções, exponenciais, logaritmos, construção e análise de gráficos e tabelas. A análise e resolução de questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de questão de prova de concurso público de nível médio, desenvolvidas ao longo dos capítulos, confirmam que a aquisição do saber matemático, fundamentada na visão crítica de problemas cotidianos, proporciona ao aluno a confiança e o desprendimento essenciais para o enfrentamento de situações técnico-científicas. Também geram a capacidade de raciocínio lógico-matemático necessário ao seu pleno exercício de cidadania, conforme propostas de Educação Financeira estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM).pt
dc.description.abstractThis essay proposes a sort of reflective-theoretical ideas about Financial Education and about the possibility of the students to be invited to be responsible agents of Financial Mathematics learning. This invitation, with the teacher’s mediation, happens in a reflection and investigation scenario and in a clear exercise of intervention and practical judgment. To neither suppress the practicing of the exercises, nor the theory without, yet, face them as the only means of approach, a proposal of solving the questions as initial strategy was chosen, taking into consideration the contextualizing and the transversality which the issue allows in the interaction with other mathematical fields of expertise. There is, still, the possibility of the exploration in greater depth of this topic and it can, therefore, switch over between the most fundamental rules of three concepts and percentages, and the studying of sequences, functions, exponentials, logarithms, building and analyzing graphs and tables. The analysis and question solving of “Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)” and middle level test solving of public contest, solved as and when chapters are presented, confirm that the acquisition of the mathematical knowledge, supported by the critical view of daily problems, provides the students with the essential confidence and detachment for the confrontation of technical-scientific situations. Also, they generate the capability of mathematical-logic thinking needed to the students’ complete exercise in citizenship, according to the proposals of Financial Education established by the “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96)” and the “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM)”.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectMatemática financeirapt
dc.subjectContextualizaçãopt
dc.subjectTransversalidadept
dc.subjectFinancial mathematicsen
dc.subjectContextualizingen
dc.subjectTransversalityen
dc.titleEducação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizadapt
dc.title.alternativeFinancial education: a proposal to study ENEM issues and public tenders with a transversal and contextualized approachen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaEnsino de Matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000897592
dc.identifier.capes31075010001P2
unesp.advisor.lattes0304271846229471[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-8244-3168[1]
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