A estética das sementes e a recuperação das sementes crioulas nas áreas da reforma agrária no Brasil e no México

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-12-14

Autores

Risso, Maritania Andretta

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A experiência artística desenvolvida com as sementes busca averiguar a contribuição desta para a preservação e recuperação das sementes crioulas como forma de resistência à ofensiva do agronegócio no processo de alteração genética das sementes. As questões norteadoras da pesquisa foram: como se dá o processo de desenvolvimento do trabalho com sementes na comunidade indígena de Tepoztlán?; quais experiências de resistências camponesas foram possíveis construir no MST?; quais ações de formação ocorreram dentro do projeto Germinando Arte, e que elementos possibilitam fortalecer a produção agroecológica e a recuperação de sementes crioulas dentro do MST? A abordagem teórico-metodológica amparou no método de pesquisa-ação. Para tanto, foram realizadas duas visitas a comunidades de Tepoztlán no México e realizaram-se 35 oficinas para construção dos quadros com sementes em vários estados do Brasil com a participação das comunidades envolvidas. Durantes as oficinas para construção dos quadros foram coletados depoimentos de participantes das oficinas. Na pesquisa de campo em Tepoztlán foram coletados os dados por meio de entrevistas semiabertas com perguntas direcionadas a cada um dos participantes. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que no processo de construção deste estudo foi possível compreender os conceitos relacionados as sementes crioulas, bem como a construção do primeiro registro escrito sobre a origem da arte com sementes no México. Como materialidade visual, no trabalho da construção dos quadros com sementes, obtivemos uma abrangente formação pedagógica, bem como a recuperação de diversas variedades de sementes crioulas nas áreas de Reforma Agrária do MST.
The experience developed with seeds seeking to assess its contribution for the preservation and recovery of creole seeds as a form of resistance against the agribusiness offensive in the process of genetic modification of the seeds. The guiding questions of the research were: how the developing process of working with seeds takes place in the indigenous community of Tepoztlán?; which experiences of peasant resistance were possible to build in the MST?; what are the training actions occurred within the project Germinating Art and which elements make it possible to strengthen the agroecological production and the recovery of creole seeds within the MST? The theoretical methodological approach supported the research-action method. For this, the communities of Tepoztlán in Mexico were visited twice and thirty-five workshops were realized to build seed boards in several states of Brazil with the participation of the involved communities. During the workshops for the construction of the seed boards, the testimonials of workshop participants were collected. In the field research in Tepoztlán, data were collected through semi-open interviews with questions directed to each of the participants. The results obtained with the research show that in the process of construction of this study it was possible to understand the concepts related to creole seeds, as well as the construction of the first written record on the origin of art with seeds in Mexico. As visual materiality, we obtained a comprehensive pedagogical training during the work of building the boards with seeds, as well as the recovery of several varieties of creole seeds in the areas of Agrarian Reform of the MST.
La experiencia artística desarrollada con las semillas para determinar su contribución para la preservación y recuperación de las semillas criollas como forma de resistencia a la ofensiva del agronegocio en el proceso de modificación genética de las semillas. Las cuestiones orientadoras de la investigación fueron: ¿como se da el proceso de desarrollo del trabajo con semillas en la comunidad indígena de Tepoztlán?; ¿que experiencias de resistencias campesinas fueron posibles construir en el MST?; ¿que acciones de formación ocurrieron dentro del proyecto Germinando Arte y que elementos posibilitan fortalecer la producción agroecológica y la recuperación de semillas criollas dentro del MST? El enfoque teórico metodológico amparó en el método de investigación-acción. Para tanto, se realizaron dos visitas a comunidades de Tepoztlán en México y se realizaron treinta y cinco talleres para la construcción de los cuadros con semillas en varios estados de Brasil con la participación de las comunidades implicadas. Durante los talleres para la construcción de los cuadros se recolectar testimonios de participantes de los talleres. En la investigación de campo en Tepoztlán se recogieron los datos por medio de entrevistas semiabiertas con preguntas dirigidas a cada uno de los participantes. Los resultados obtenidos con la investigación muestran que en el proceso de construcción de este estudio fue posible comprender los conceptos relacionados con las semillas criollas, así como la construcción del primer registro escrito sobre el origen del arte con semillas en México. Cómo material visual, en el trabajo de la construcción de los cuadros con semillas, hemos obtenido una completa formación pedagógica, así como la recuperación de diversas variedades de semillas criollas en las áreas de Reforma Agraria del MST.

Descrição

Palavras-chave

Sementes crioulas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Estética das sementes, Cultura camponesa, Indígenas - México

Como citar