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dc.contributor.advisorGrácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]
dc.contributor.advisorFonseca, Ricardo da [UNESP]
dc.contributor.authorRosas, Fábio Sampaio [UNESP]
dc.date.accessioned2018-04-16T14:08:15Z
dc.date.available2018-04-16T14:08:15Z
dc.date.issued2018-03-21
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153540
dc.description.abstractOs estudos que mensuram de forma ampla e objetiva a atuação e impacto dos programas de pós-graduação oferecem subsídios para o aprimoramento das diretrizes político-científicas. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo propor o uso de indicadores adicionais (média de citações e Índice h) como parte da avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros, que atualmente são baseados somente em indicadores de produtividade, a fim de identificar o impacto científico e a visibilidade dos programas, tomando como universo de aplicação os programas de pós-graduação da área de Zootecnia, com conceitos de 4 a 7, com mestrado e doutorado. Para cada programa de Zooctenia com mestrado e doutorado, analisam-se os artigos completos, publicados em periódicos Qualis A1 e A2 no triênio 2010-2012. Utilizam-se como fonte de dados, os cadernos de indicadores da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para cada artigo presente na produção científica analisada, identificou-se o número de citações recebidas, registradas na base de dados SCOPUS. A partir destes, calcularam-se a média de citações e o Índice h de cada programa. Para verificar a distribuição e dispersão dos índices resultantes para os indicadores propostos, utilizaram-se análises descritivas, gráficos de caixas (Boxplot) e análise de cluster. Os resultados obtidos revelam que não há diferença estatisticamente significativa entre os indicadores analisados relativos aos programas, pelo agrupamento dos programas segundo o conceito atribuído pela Capes na avaliação de 2013, referente ao triênio 2010-2012. Como conclusão, evidenciou-se que a inclusão de indicadores relativos ao impacto da produção científica dos programas de pós-graduação pode contribuir para a melhoria da compreensão do desempenho científico dos programas e reconhecimento da relevância dos seus conhecimentos produzidos e subsidiar na avaliação e classificação dos programas realizada pela CAPES, contribuindo de forma qualitativa na avaliação de programas de pós-graduação brasileiros em áreas similiares à de Zootecnia.pt
dc.description.abstractThe studies, which quantify in a large and objective way the acting and impact of post-grade programs, offer tools to enhance of political-scientific guidelines. That way, this work aims to propose the use of two indicators (average number of citations and h index) as a part of the evaluation of the Brazilian post-grade programs, which nowadays are only evaluated by productivity indicators, in order to identify the scientific impact and visibility of the programs, taking as subject post-grade programs in Animal Science area, with CAPES concept between 4 and 7, with master and doctor degree. For each program in Animal Science area with master and doctor degree, it was analyzed the complete articles published in scientific journals, which were classified with Qualis indicator A1 and A2 between 2010 and 2012. The notebooks of CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) indicators were used as data source. For each article analyzed, the number of citations that were registered on SCOPUS was counted. Then, the average number of citations and h index of each program were calculated. Descriptive analyzes, box plots and clustering were used in order to verify the distribution and dispersion of the resulting indices for the proposed indicators. As conclusion, it was displayed that the indicators regarding to impact of the scientific production of post-grade programs can contribute to the enhance of the comprehension about the scientific performance and recognizing of the knowledge´s relevance produced, as well as supports on evaluation and classification of the programs, which CAPES carries out, contributing in qualitative way on evaluation of Brazilian post-grade programs in Animal Science similar areas.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectProdução científicapt
dc.subjectPós-graduaçãopt
dc.subjectIndicadores de citaçãopt
dc.subjectFator de Impactopt
dc.subjectÍndice hpt
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectPostgraduate studiesen
dc.subjectCitation indicatorsen
dc.subjectImpact Factoren
dc.subjectH-indexen
dc.titleIndicadores de impacto nos programas de pós-graduação brasileiros: uma aplicação na área de zootecniapt
dc.title.alternativeIndicators of impact in brazilians post-grade programs: an application in animal science areaen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaProdução e organização da informaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000900089
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.lattes5170688300970006
dc.identifier.lattes0308352373545558
dc.identifier.orcid0000-0002-1163-6296
unesp.advisor.lattes5170688300970006
unesp.advisor.lattes0308352373545558[2]
unesp.advisor.orcid0000-0002-1163-6296[2]
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