Design e emoção: aplicação do Círculo das Emoções de Genebra para a avaliação emocional durante a experiência do usuário

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Data

2018-01-26

Autores

Mantova, Ana Renata de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os conceitos do design – funcional, estético e ergonômico – se evidenciaram no último século e os aspectos emocionais que os objetos geram no indivíduo, independentemente do contexto em que eles façam parte, influenciaram os períodos históricos. Através de metodologias desenvolvidas para a avaliação da experiência do usuário (UX) é possível alcançar as respostas emocionais provocadas pelo produto, porém muitas vezes o pesquisador não tem acesso a determinada metodologia devido a falta dos recursos necessários, portanto, para esta pesquisa foram considerados vinte métodos com o formato de questionário e escala que precisam somente do formulário para aplicação. A comparação ocorreu com os onze métodos que apresentaram exemplos ilustrados e o instrumento selecionado foi o Geneva Emotion Wheel – GEW ou Círculo das Emoções de Genebra pelos critérios de avaliação da UX. A aplicação do GEW foi realizada com o perfume considerando a análise em três fases respectivamente: embalagem secundária (caixa de papel cartão), embalagem primária (frasco de vidro) e aplicação do aroma do perfume. Esta investigação traz os resultados coletados com dezesseis indivíduos (oito mulheres e oito homens) e faz considerações das etapas perceptivas do uso de um produto para o indivíduo.
The concepts of design - functional, aesthetic and ergonomic - have become evident in the last century and the emotional aspects that the objects generate in the individual, regardless of the context in which they are part, influenced the historical periods. Through the methodologies developed to evaluate the user experience (UX), it is possible to reach the emotional responses caused by the product. However, often the researcher does not have access to a certain methodology due to the lack of necessary resources, therefore, for this research twenty methods were considered with the format of questionnaire and scale that need only a form for application. The comparison was made with eleven methods that presented illustrated examples and the instrument selected was the Geneva Emotion Wheel - GEW by the evaluation criteria of UX. The application of the GEW was carried out with the perfume considering the analysis in three phases respectively: secondary packaging (cardboard carton), primary packaging (glass bottle) and application of the perfume aroma. This research brings the results collected with sixteen individuals (eight women and eight men) and makes considerations of the perceptive stages using a product for the individual.

Descrição

Palavras-chave

Design e emoção, Percepção do produto, Experiência do Usuário (UX), Instrumentos UX, GEW (Geneva Emotion Wheel), Emotional design, Product perception, User Experience (UX), Instruments UX

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