A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-03-21

Autores

Alencar Filho, Fernando Luiz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Em Do Belo Musical, Hanslick se detém em uma pormenorizada análise do que seja propriamente o belo na música. Para tanto, antes de enunciá-lo, o autor tece duras críticas à perda de autonomia da música que se verificava largamente em sua época. A referida perda de autonomia se evidenciava através da fruição estética predominante, a qual se traduzia como um mero voltar-se para o sentimentos e “imagens” supostamente suscitados e representados pela música. A essa particular espécie de fruição estética Hanslick denomina de fruição patológica, posto que tal espécie de fruição privilegia outra coisa que não exclusivamente a relação e concatenação entre os sons. Enquanto isso, em seus últimos anos de atividade filosófica e, particularmente, com O Caso Wagner, Nietzsche nos presenteia com uma análise excepcionalmente original e minuciosa do procedimento wagneriano na música, identificando-o com o que ele conceitua como décadence artística, sendo esta mero sintoma de uma outra espécie primordial de décadence, a saber, a fisiológica. O presente trabalho ambiciona estabelecer um ponto de contato firme entre o fruir patológico tal como Hanslick o compreende e o conceito de décadence em sua completude. Mais ainda, pretende-se, mediante a perspectiva da décadence, estabelecer a causa prima da fruição patológica diagnosticada por Eduard Hanslick.
In Vom Musikalisch-Schönen, Hanslick dwells on a detailed analysis of what is beautiful in music. To this end, before expressing it, the author criticizes the loss of autonomy of music that was widely verified in his time. The aforementioned loss of autonomy was evidenced by the prevailing aesthetic fruition, which was translated as a mere turning to the feelings and "images" supposedly aroused and represented by music. To this particular kind of aesthetic fruition Hanslick calls the pathological fruition, since such a kind of enjoyment privileges something other than exclusively the relation and concatenation between sounds. Meanwhile, in his later years of philosophical activity and particularly with Der Fall Wagner, Nietzsche presents us with an exceptionally original and thorough analysis of the Wagnerian procedure in music, identifying it with what he conceptualized as artistic décadence, being this mere symptom of another primordial species of décadence, namely, physiological. The present work aspires to establish a firm point of contact between the pathological fruition as Hanslick understands it and the concept of décadence in its completeness. Moreover, it is intended, through the perspective of décadence, to establish the primary cause of the pathological fruition diagnosed by Eduard Hanslick.

Descrição

Palavras-chave

Hanslick, Nietzsche, Estética do sentimento, Belo musical, Décadence, Aesthetics of feeling, Beautiful musical

Como citar