A “Plataforma educacional de atletismo” como ferramenta para a difusão de conhecimentos entre professores de Educação Física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-03-12

Autores

Del Conte, Denis Rodrigo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

É fato que o atletismo ainda é uma modalidade pouco ensinada por professores de Educação Física em todo o Brasil, embora faça parte de documentos oficiais da disciplina, a exemplo do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. No entanto, há possibilidades para contornar esse cenário. Uma delas é a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no trabalho pedagógico, a fim de aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, motivando-os a conhecer essa modalidade esportiva, além de contribuir positivamente para o trabalho do professor. Certos que a internet e suas ferramentas on-line seriam um caminho eficaz para provocar mudanças no cenário do atletismo escolar, buscamos, nesta pesquisa, verificar a efetividade de uma de suas ferramentas, ou seja, a “Plataforma Educacional de Atletismo - PEA”. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o processo de elaboração, implementação e avaliação de uma plataforma educacional on-line visando à difusão de conhecimentos relacionados ao ensino do atletismo. Após a coleta e análise dos dados, os resultados demonstraram que a plataforma Canvas foi fundamental para a interação, socialização e troca de saberes entre os professores e o pesquisador, viabilizando a partilha de conhecimentos, métodos pedagógicos e informações sobre o ensino do atletismo escolar. Também comprovaram que os vídeos de experiências pedagógicas, localizadas no YouTube e produzidas pelos cursistas, atuaram na motivação, sensibilização e exemplificação do trabalho com esta modalidade esportiva, levando os professores à superarem as adversidades, ampliando seus conhecimentos sobre como ensinar o atletismo com auxílio das tecnologias.
It is a fact that athletics is still a modality little taught by Physical Education teachers throughout Brazil, although it is part of official documents of the discipline, such as the Physical Education Curriculum of the State of São Paulo. However, there are possibilities to circumvent this scenario. One of them is the incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) in pedagogical work, in order to bring the content of the reality of the students, motivating them to know this sporting modality, besides contributing positively to the teacher's work. Certain that the Internet and its online tools would be an effective way to promote changes in the school athletics scenario, we seek, in this research, to verify the effectiveness of one of its tools, that is, the "Educational Platform of Athletics - PEA". Thus, the objective of this research was to analyze the process of elaboration, implementation and evaluation of an online educational platform aiming at the diffusion of knowledge related to the teaching of athletics. After the data collection and analysis, the results showed that the Canvas platform was fundamental for the interaction, socialization and exchange of knowledge between the teachers and the researcher, making possible the sharing of knowledge, pedagogical methods and information about school athletics teaching. They also verified that the videos of pedagogical experiences, located on YouTube and produced by the students, motivated, sensitized and exemplified the work with this sport, leading teachers to overcome adversities, expanding their knowledge on how to teach athletics with the aid of technologies.

Descrição

Palavras-chave

Atletismo, Educação física escolar, Canvas, EAD, Experiências pedagógicas, Athletics, School physical education, Pedagogical experiences

Como citar