Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos
Browse by
Recent Submissions
-
Autoetnografia de uma professora de Biologia em tempos de coronavírus: tensões e emoções na prática escolar
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus mudou nosso estilo de vida, para exercermos o isolamento social. A escola, espaço interacional, foi fechada, como os demais espaços públicos. A ideia de estudar em uma escola de ... -
Contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A formação de professores para a Educação Básica no Brasil começou a se organizar em 1837 e passou por várias regulamentações e projetos, com objetivo de garantir melhorias que refletissem na Educação Básica. Dentre as ... -
A inserção da educação ambiental na escola pública por meio das disciplinas eletivas no Programa de Ensino Integral no Noroeste Paulista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A Educação Ambiental nas escolas é de suma importância para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Considera-se que a Educação Ambiental funcione como um dispositivo que desencadeia novos tipos de práticas voltadas ... -
Análise do desenvolvimento de modelos mentais a partir da contribuição de atividades investigativas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O Ensino de Química no Brasil vem enfrentando diversos desafios ao longo dos anos, o que, em parte, justifica-se devido às metodologias de ensino e de aprendizagem adotadas, as quais são baseadas no ensino tradicional. ... -
O Núcleo afro-brasileiro e indígena de Ilha Solteira e a formação inicial de professores de ciências e matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa é sobre o Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA) e a formação inicial de professores de Ciências e Matemática, particularmente, objetivou investigar a importância do NABISA na formação ... -
Culturas da infância e recursos tecnológicos digitais: um olhar para a transição entre educação infantil e ensino fundamental no município de São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Considerando o contexto de uso de recursos tecnológicos na educação de crianças pequenas, a presente pesquisa analisa o uso das tecnologias digitais no último ano da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, ... -
O uso da resolução de problemas no ensino de anéis de polinômios em um curso de licenciatura em matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Nos cursos de Licenciatura em Matemática, nas disciplinas de conhecimento específico, deve se questionar se existem conexões entre os conteúdos de Matemática do ensino básico e os abordados por essas disciplinas. Isso leva ... -
A experiência de um professor e o processo de construção da disciplina “projetos mecânicos” na Etec de Ilha Solteira
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A investigação visa desenvolver um estudo sobre a experiência formativa no âmbito da elaboração e desenvolvimento da disciplina Projetos Mecânicos do curso Técnico em Mecânica, da ETEC de Ilha solteira, a partir de cartas ... -
Gestão democrática no contexto de uma Escola Técnica Estadual Paulista de Educação Profissional: narrativas autobiográficas de uma diretora de escola
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esse trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa autobiográfica, a implementação da gestão democrática, no contexto de implantação curricular de uma nova modalidade de ensino (Novotec - antigo M-Tec), ... -
Educação matemática de estudantes com deficiência visual: histórias de vida não silenciadas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, Curso de Mestrado Interunidades do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, da Faculdade de ... -
A percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre a implantação curricular do novotec integrado: entre o sistema e o mundo da vida
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Desde o decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que permitiu o retorno do Ensino Médio Integrado ao Técnico até a lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que possibilitou novos arranjos curriculares de forma integrada ... -
A conveituação do pensamento geométrico: aspectos históricos, filosóficos e as visões presentes em teses e dissertações no Brasil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Partindo do pressuposto que o pensamento geométrico é parte das nossas atividades cotidianas e essencial em todos os ramos da Matemática, a presente pesquisa tem por objetivo estabelecer uma análise epistemológica sobre o ... -
BNCC, ensino da matemática e conhecimento oficial: as experiências na centralização dos currículos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A Educação Básica brasileira vivencia um complexo processo de reforma, suscitado pela homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), política curricular de caráter normativo que estabelece as aprendizagens essenciais ... -
Experiências de formação docente: entre recomendações técnicas e ações comunicativas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]As políticas de formação de professores da atualidade são ancoradas em preceitos típicos da racionalidade técnica, pautadas em noções próprias da Teoria do Capital Humano, e definidas em grande medida por relatórios e ... -
Diversidade sexual e relações de gênero: um estudo comparativo entre currículos do Brasil e do Chile
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve como objetivo discutir similaridades e diferenças dos aspectos conceituais e pedagógicos relativos às questões de sexualidade, diversidade sexual e identidade de gênero presentes nos currículos prescritos ... -
Percepções de um grupo de professores sobre as possibilidades e limites da tecnologia móvel e de atividades investigativas no ensino de matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A presença das tecnologias móveis (doravante TM) no contexto educacional está exigindo que os professores repensem suas práticas, visto que não podemos ignorar essa tecnologia que está na mão e na ponta dos dedos dos ... -
Formação inicial de professores no ambiente profissional: um olhar sobre a transposição didática de conteúdos de Ciências e Biologia no Programa Residência Pedagógica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A formação inicial de professores com abordagem teórico-prática é um dos pressupostos das Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores de 2015, alinhando-se a pesquisadores da atualidade, como António Nóvoa. Surgem ... -
Currículo de matemática e educação profissional e tecnológica: a constituição de Esfera Pública como espaço de formação docente
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A História da Educação Profissional no Brasil é marcada por características de dominação e exploração, visando a formação de mão de obra que atendesse às necessidades do mercado de trabalho, voltada ao trabalhador braçal, ... -
Gestão Curricular e Coordenação Pedagógica em uma Instituição de Educação Profissional: Etec de Ilha Solteira
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A Escola Técnica Estadual (Etec) de Ilha Solteira, destinada a articular, desenvolver e ofertar educação profissional de nível médio e técnico, por meio de um ensino público e gratuito, é uma unidade de ensino mantida pelo ... -
Análise do ensino de química na Escola do Campo do estado do Mato Grosso do Sul (Brasil) a partir da perspectiva humanística da educação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho permeia discussões acerca do currículo de química na Educação do Campo a partir da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das Escolas do Campo e do Referencial Curricular do estado de Mato Grosso ...