Dissertações - Ensino e Processos Formativos - IBILCE
Browse by
Recent Submissions
-
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A modernidade e suas formas de subjetivação produziram padrões que enrijeceram a singularidade e borraram a diversidade, principalmente, a infantil. Para abordar esses engendramentos, realizou-se a retomada histórica sobre ... -
Educação alimentar e nutricional: análise de concepções de professores de ciências e dos materiais didáticos que utilizam
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A Educação Alimentar e Nutricional é uma estratégia de promoção da saúde e de hábitos alimentares saudáveis, sendo definida como um processo educativo no qual, propõem-se tornar os sujeitos autônomos e seguros para realizarem ... -
Violência doméstica contra a mulher: seu impacto no desempenho escolar da criança
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa se debruçou sobre a temática da violência doméstica contra a mulher, fazendo um recorte sobre sua interferência ou não no desempenho escolar da criança que habita esse lar. As características pessoais ... -
A educação Inclusiva sob o olhar dos gestores e dos processos de formação docente das escolas municipais de São José do Rio Preto SP
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa tratou da temática da educação inclusiva para os alunos com deficiência, na rede escolar pública municipal de São José do Rio Preto. Para atender à Declaração de Salamanca (1994), da qual o Brasil é ... -
A robótica como alternativa para o ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil: revisão sistemática da literatura
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A Robótica Educacional é uma área atual na educação e em pleno desenvolvimento. Tem despertado interesse entre pesquisadores e educadores por seu potencial como recurso pedagógico entre várias outras razões. O propósito ... -
RPG Humanista: uma proposta de diálogo entre a aprendizagem centrada no estudante e os roleplaying games
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Com a crescente busca por abordagens alternativas à Tradicional, a Abordagem Humanista de Carl Rogers, conhecida como Aprendizagem Centrada no Estudante, apresenta uma visão diferenciada referente ao processo de aprendizagem, ... -
Ampliando a perspectiva sobre professores homens na educação infantil: a caracterização desta realidade em São José do Rio Preto-SP
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]As pesquisas existentes demonstram que a realidade diante da presença de professores homens na Educação Infantil advém da junção de um processo histórico e de fatores contemporâneos que coadunadamente a configuram, sendo ... -
Inclusão profissional e deficiência física: o uso da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) como recurso no ensino médio
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação, cujo título é “Inclusão Profissional e Deficiência Física: o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como recurso no Ensino Médio”, apresenta os resultados da ... -
A construção dos números reais na formação inicial do professor de matemática: conhecimentos específicos e a prática docente
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A construção dos números reais deve ser tratada na formação inicial do professor de Matemática de forma que sejam abordadas de maneira rigorosa as ideias que se referem às estruturas que compõem o conjunto, porém ... -
A percepção de elementos constituintes do bullying a partir de situações de intimidação na escola
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O bullying é uma forma de violência entre pares que possui algumas características específicas como a ocorrência de agressões verbais e/ou físicas intencionais, feitas de maneira repetitiva a um alvo frágil, com a presença ... -
A presença feminina no curso de matemática de Ilha Solteira
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Educação Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de Ilha Solteira – ... -
A participação do aluno com transtorno do espectro autista no processo educativo: perspectiva ontológica do ser social
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa, “A participação do aluno com Transtorno do Espectro Autista no processo educativo: perspectiva ontológica do ser social”, realizada no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos ... -
Um estudo de caso do comportamento agressivo em crianças com idades entre 1,5 a 3 anos de uma escola de educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A manifestação do comportamento agressivo em crianças bem pequenas é um dos desafios com o qual a escola de Educação Infantil se depara e tem sido uma fonte de preocupação de pais, de educadores e da sociedade em geral. ... -
O processo vivido por uma professora iniciante na disciplina de desenho geométrico e geometria descritiva em uma licenciatura em matemática
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Este estudo vincula-se à linha de pesquisa “Educação Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Ilha Solteira-SP ... -
Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve por objetivo geral descrever e analisar concepções de professoras de Educação Infantil sobre avaliação na pré-escola. Como objetivos específicos, pretendeu-se a) descrever e analisar as concepções das ... -
Reforma curricular na educação infantil: entreolhares e intraolhares da coordenação pedagógica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa tem por objetivo investigar as percepções dos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de São José do Rio Preto, a respeito da etapa de consulta pública no processo de reforma curricular ... -
Centro especializado no atendimento de superdotados: influências no ideário docente
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A partir do contexto de Atendimento Educacional Especializado (AEE) ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) de uma cidade do interior paulista, revelou-se o objetivo do presente de investigar se a existência ... -
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre práticas e problemáticas
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O ensino de História no Brasil pode ser caracterizado por suas tradições inventadas, conceito definido por Hobsbawm. Em seu processo de constituição como código disciplinar, a História esteve vinculada à ideia de nacionalidade, ... -
Gêneros discursivos como ferramenta cultural no ensino e aprendizagem de língua portuguesa
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Há alguns anos, a abordagem de ensino da língua materna, mais especificamente da gramática, tem sido um verdadeiro desafio e se tornou objeto de reflexões, debates e de pesquisas de caráter qualitativo. O objetivo dessa ... -
Modelos atômicos e tabela periódica: o uso da abordagem histórica como facilitadora da aprendizagem significativa
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Neste estudo apresentamos a aplicação de um texto didático, produzido pela pesquisadora, a respeito dos conceitos de modelos atômicos e tabela periódica. O material foi aplicado em um minicurso, no período vespertino para ...