Dissertações - Ensino e Processos Formativos - IBILCE
Browse by
Recent Submissions
-
Perfil e concepções de professoras de creches conveniadas de um município do noroeste paulista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A história da Educação Infantil no Brasil evidencia marcas deixadas pelo assistencialismo e pela crise do Estado ocorrida na década de 1990. A pesquisa apresentada, de natureza quanti-qualitativa, tem como objetivo levantar ... -
Estudo de recursos audiovisuais e suas funções semióticas em slides utilizados em aulas de Física
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A presença das tecnologias audiovisuais em sala de aula pode ampliar o interesse dos estudantes no aprendizado. O objetivo deste trabalho foi investigar a natureza semiótica de materiais didáticos utilizados em aulas de ... -
A Prestação de Serviços à Comunidade a partir do relato de jovens que cumpriram esta medida socioeducativa
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O tema desta dissertação perpassa o artigo 103 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata do ato infracional praticado por adolescentes. Esses são definidos como pessoas de 12 a 18 anos de idade, que são inimputáveis, ... -
Atividade humana educativa: um olhar para a tecnologia na Metodologia da Mediação Dialética M.M.D
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O presente estudo pauta-se na Atividade humana educativa, tal como elaborada por Arnoni (ARNONI 2007-2020), vislumbrando a possibilidade de o desenvolvimento da “Metodologia da Mediação Dialética M.M.D.” (ARNONI 2007-2020), ... -
Ensino de história e as tecnologias: análise de livros do professor do primeiro ano do ensino médio
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Nas últimas décadas, o uso das tecnologias ultrapassou várias fronteiras, incluindo, aqui, o contexto da educação e, particularmente, do ensino da História. Assim, inúmeros estudos têm se proposto a identificar e analisar ... -
Juventude criminalizada, projetos de vida e direitos humanos: o campo de possibilidades no contexto da socioeducação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Projetos de Vida são metas gerais que direcionam as pessoas ao longo de suas vidas e que vêm ganhando destaque nas políticas educacionais brasileiras, além de ser eixo orientador das execuções de medidas socioeducativas. ... -
Projetos de vida de jovens encarcerados e a sua percepção sobre o papel da educação no desenvolvimento de seus projetos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Projetos de vida podem ser definidos como formas de expressão da humanidade que envolve possibilidades, escolhas e atribuição de sentido à existência individual. Neste sentido, podem ser compreendidos como um direito humano ... -
Significados em ensino de química: uma perspectiva wittgensteiniana
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Estudar os processos de elaboração de significados é essencial para a área de ensino, considerando que o papel da linguagem é central nesses processos. Contudo, ainda há aspectos a respeito da elaboração de significados ... -
Histórias formativas: o estágio supervisionado e a formação de professores
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esse trabalho surge de inquietações deixadas por experiências vividas durante o curso de formação inicial na licenciatura em ciências biológicas, relacionadas aos estágios supervisionados. O estágio para estudantes é ... -
Um estudo sobre a relação entre educar e cuidar de crianças bem pequenas, segundo a percepção de profissionais da educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Historicamente, muitas foram as dificuldades enfrentadas no Brasil ao longo de décadas com a prática nas instituições de Educação Infantil, na qual o ato de cuidar remete à ideia de assistencialismo e o de educar, à de ... -
A identidade docente da professora de creche e suas significações
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A construção da identidade docente é tema de relevância em diversos estudos sobre educação, pois, a partir do entendimento desta configuração identitária muda-se o paradigma sobre o que é ser professor. Mudança que tende ... -
Imagem da matemática e multimodalidade em vídeos do "Festival de vídeos digitais e educação matemática”
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A tecnologia digital está presente na vida privada, no trabalho e nas interações sociais. Além disso, na literatura, encontramos evidências de que o acesso ao conhecimento por meio das tecnologias digitais enriquece a ... -
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Propomos como objetivo geral desta pesquisa a construção de proposta pedagógica voltada para as Africanidades, mais especificamente para o Ensino de Histórias e Culturas Africanas, com base no foco da África contemporânea, ... -
Educação sexual: o que consta nos documentos oficiais nacionais e a percepção de adolescentes sobre essa temática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Atualmente, discussões fervorosas sobre o que deve ou não ser ensinado pela escola e o que deve ser de responsabilidade exclusiva da família ganharam destaque nas mídias brasileiras por conta de projetos de lei conhecidos ... -
O pensamento diferencial-com-GeoGebra de estudantes do ensino médio
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos do Pensamento Diferencial (PD) emergentes em um grupo de estudantes do Ensino Médio ao pensar-com-GeoGebra atividades que envolvem a investigação da área de regiões ... -
Cartas pedagógicas: masculinidades e escola
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O gênero como categoria de análise neste trabalho é compreendido por um viés construcionista, isto é, uma estrutura social histórica e mutável que apresenta relações íntimas entre corpo, sexualidade e as diferentes relações ... -
Superdotação musical: genética, meio familiar/escolar, dom ou tudo isso junto?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve como objetivo refletir acerca da superdotação musical, com alguns questionamentos: ela é fruto do meio? É um dom? É genética? Ou é tudo isso junto? Para que tal meta fosse alcançada, lançou-se mão da ... -
A educação em direitos humanos na rede municipal de ensino de São José do Rio Preto: análise dos projetos político-pedagógicos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Os Direitos Humanos são cotidianamente violados no Brasil, quer seja pela omissão do Estado, pelas instituições sociais ou mesmo nas relações interpessoais. A educação é compreendida como uma via imprescindível à realização ... -
Da menina negra á mulher preta: educação e identidade
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O Movimento do Feminismo Negro, no Brasil, vem crescendo contemporaneamente e reivindicando novas pautas para a promoção de políticas públicas e de ações que visem ao empoderamento e à construção de um novo local social ... -
O perfil das crianças do noroeste do estado de São Paulo que acessam as mídias e o ambiente virtual
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]The use of information and communication technologies (ICT) is increasing considerably among younger individuals and at an early age. Contact with the internet is something that has been happening since very early among ...