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dc.contributor.advisorLandim, Paula da Cruz [UNESP]
dc.contributor.authorBarana, Marcia
dc.date.accessioned2018-05-16T20:03:48Z
dc.date.available2018-05-16T20:03:48Z
dc.date.issued2018-03-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153987
dc.description.abstractEsta Dissertação de Mestrado demonstra, em sua análise inicial, um balizamento de conceitos de Design de Superfícies (DS) estabelecidos no Brasil por sua expressividade na atividade acadêmica e atuação no Mercado, considerando-se principalmente as publicações a partir dos anos 2000. Tal delimitação se dá por proximidade local e interesse da autora. Identificou-se, em primeira análise, complementação conceitual acerca do tema envolvendo a principais referências no Brasil, como Rubim (2005) e Rüthschilling (2008), Barachini (2002) e Schwartz (2008). Esta última explicitando o quanto as superfícies e o Design de Superfícies podem ser explorados tridimensionalmente e reforçam o âmbito projetual, fornecendo ainda os conceitos de Superfície-objeto e Superfície-envoltório, acrescidos de sua caracterização de acordo com as abordagens: Representacional, Constitucional e Relacional, estabelecidas por Schwartz (2008). Com os conceitos propostos pelas referências, foi possível apontar, como resultado parcial, a complementação do conceito tomado como inicial sobre o do Design de Superfícies, trazendo notoriedade e observação da superfície como componente de um objeto, seja ela aparente ou não. Fazendo uma analogia com área médica, trata-se não só a função “pele” por vezes associado à superfície, mas a possibilidade de funcionar como “epiderme”, camadas internas, que podem ter funções diversas como estruturante, filtrante, isolante, por exemplo, podendo oferecer uma experiência mais que estética, sobretudo funcional, mesmo que ainda oculta no resultado final do produto. O termo componente é tratado como parte que comporá um produto final. Assim, o escopo estabelecido tem o intuito de acrescentar um olhar sobretudo de aspecto técnico-funcional que os produtos do Design de Superfícies, seja de origem bidimensional ou tridimensional, possam acrescentar aos campos tradicionalmente conhecidos, como o design têxtil e de revestimentos. Enfatiza-se sua interação e participação no Design de Produto e o Design de Materiais, considerando que o resultado de um projeto de Design de Superfície, nem sempre será apresentado na superfície em sua configuração final. Para esta realização, a pesquisa se deu por meio de entrevistas abrangendo instituições de Ensino e do mercado potencial de uso do Design de Superfícies. Devido ao significado da palavra superfície restringir-se à superfície, o trabalho resultou com a proposição de uma abordagem complementar do Design de Superfícies, a partir da caracterização de Schwartz (2008), complementando-a como Design de Superfícies como componente, superfície-componente.pt
dc.description.abstractABSTRACT This Master's Dissertation demonstrates in its initial analysis a beaconing of Surface Design (DS) concepts, established in Brazil, for its expressivity in academic activity and performance in the Market, mainly considering publications from the 2000s. Su ch delimitation is due to local proximity and author’s interest. A conceptual complementation on the theme involving the main references in Brazil, such as Rubim (2005) and Rüthschilling (2008), Barachini (2002) and Schwartz (2008) were identified in the f irst analysis. The latter explains how surfaces and Surface Design can be explored three - dimensionally and emphasize the project scope, providing the concepts of Surface - object and Surface - wrapping, plus their characterization according to the approaches: Representational, Constitutional and Relational, established by Schwartz (2008). Considering concepts proposed by the references, it was possible to point out, as a partial result, the complementation of the concept taken as initial on the one of the Desig n of Surfaces, bringing notoriety and observation of the surface as component of an object, be it apparent or not. Analogous to the medical field, it is not only the function "skin" sometimes associated with the surface, but the possibility of functioning as an "epidermis", internal layers, which can have diverse functions as structuring, filtering, insulating, for example, and can offer a more than aesthetic experience, especially functional, even if still hidden in the final product result. The term compo nent is treated as part that will make up an end product. Thus, the purpose of the scope is to add a technical - functional look that Surface Design products, whether of two - dimensional or three - dimensional origin, can add to the traditionally known fields, such as textile design, of coatings. It emphasizes their interaction and participation in Product Design and Materials Design, considering that the result of a Surface Design project will not always be presented on the surface in its final configuration. F or this realization, the research was conducted through interviews involving teaching institutions and the potential market for the use of Surface Design. Due to the meaning of the word surface, it is restricted to the surface, the work resulted in the pro position of a complementary approach to Surface Design, based on the characterization of Schwartz (2008), complementing it as Surface Design as component, surface - componenten
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectDesign de superfíciespt
dc.subjectDesign de produtopt
dc.subjectComponentept
dc.subjectSurface designen
dc.subjectProduct designen
dc.subjectComponenten
dc.titleO design de superfícies como componente em produtos bi e tridimensionais.pt
dc.title.alternativeSurface design as a component in bi and three-dimensional productsen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipId330045056082PO
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt
unesp.researchAreaPlanejamento de Produtopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000901909
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.lattes4943484003365191
dc.identifier.orcid0000-0002-1510-7738
unesp.advisor.lattes4943484003365191
unesp.advisor.orcid0000-0002-1510-7738
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