O papel do design da informação na curadoria digital de sistemas memoriais: um estudo do Museu da Pessoa

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Data

2018-04-24

Autores

Kahn, Karen [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Fazeres pós-custodiais em ambiência digital de tradicionais Instituições da Informação, como arquivos, bibliotecas e museus, exigem novos saberes e novas representações padronizadas de dados. Tais dados devem convergir com linguagens computacionais que os traduzam para efetivas interoperabilidades entre sistemas para o armazenamento, a preservação, o acesso e compartilhamento da informação em processo de Curadoria Digital. No Museu da Pessoa, observa-se a convergência do Design da Informação (DI) com demais sistemas complexos, como a Curadoria Digital e a Ciência da Informação, para a construção intencional de memórias de pessoas ou comunidades na Web 2. 0. Atores informacionais que interagem nas interfaces das ambiências digitais destas instituições atuam como designers da informação. Os agentes institucionais devem capacitar-se para ações que justapõem disciplinas a fim de minimizar o risco de obsolescência digital e valorização das informações, idealmente armazenadas em repositórios digitais confiáveis para seu aceso e preservação a longo prazo. O estudo observa o papel do DI no processo de Curadoria Digital do Museu da Pessoa. O objetivo geral da pesquisa é descrever como o DI, definido em e para sua Curadoria Digital, estrutura e organiza as interfaces Homepage e Conte sua História (CSH) do portal do Museu e das páginas Principal e Nova História da base de dados. Ao objetivo geral da pesquisa, somam-se os objetivos específicos: levantar as transformações tecnológicas do Museu desde sua origem (1991); conhecer como se desenham e se apresentam os conteúdos informacionais em interfaces do seu ambiente digital a partir de suas Homepage (back-end e front-end); identificar convergências de linguagens e interoperabilidades entre o subsistema e sistemas digitais, recursos de DI previstos em Curadoria Digital; verificar as implicações do DI nas interações entre sujeitos e o ambiente digital do Museu e reconhecer o papel do DI nos processos contínuos e interativos do ciclo de vida da Curadoria Digital do Museu. A pesquisa descritiva parte de exploração por observação participativa indireta em livros, dissertações, artigos acadêmicos e sites; e observação participativa direta ou etnografia virtual para imersão e verificação do princípio de mutualidade sujeitoambiente. Justifica-se por contribuir para o entendimento epistemológico, acadêmico e transdisciplinar do Museu e por dar um passo necessário em direção à compreensão técnico-científica sobre como o DI prevê convergências de linguagens, codificações multimodais e interoperabilidades entre sistemas. Do ponto de vista político-social, a descrição do processo de Curadoria Digital do Museu da Pessoa poderá servir de modelo a sistemas memoriais que objetivem a socialização da informação mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Destaca que no acervo do Museu, resultante de emergências bottom-up facilitadas por simulacro top-down (DI), o fato museal, memórias intangíveis, representam-se por metadados (DI). Descreve o papel estruturante do DI em camadas visíveis e invisíveis do sistema digital; bem como organizador da apresentação e representação de informações previstas em e para a Curadoria Digital. Observa possíveis atualizações na Curadoria Digital do Museu para que o acesso e compartilhamento da informação possa ser garantia de sua preservação a futuras gerações.
Post-custodial practices on digital environments of traditional information institutions such as archives, libraries and museums demand new knowledge and new standardized representation of data. Such data should converge with computational languages that translate them into effective interoperability across systems for the storage, preservation, access and sharing of information in the process of Digital Curation. In Museu da Pessoa, the convergence of Information Design (ID) with other complex systems, such as Digital Curation and Information Science is observed, for the intentional construction of memories of people or communities on the Web 2.0. Informational actors interacting at the interfaces of the digital environments of these institutions act as information designers. Institutional agents should be empowered to take actions that juxtapose disciplines in order to minimize the risk of digital obsolescence and information valorization, ideally stored in reliable digital repositories for their access and long-term preservation. The study discusses the role of ID in the process of Digital Curation of Museu da Pessoa. The general objective of the research is to describe how Information Design resources, defined in and for its Digital Curation, structure the interfaces of Homepage and Conte sua História (CSH) of the museum's digital ambience, and Principal and Nova História from the database. To the general objective of the research, the specific objectives are added: to raise the technological transformations of the museum from its origin (1991); to know how the information contents are designed and presented on the interfaces of their digital environment from Homepage (back-end and front-end); to identify language convergences and interoperability across the subsystem and digital systems, ID resources planned in the Digital Curation; to verify the implications of ID in the interactions between subjects and the digital environment of the museum and to recognize the role of ID in the Digital Curation of Museu da Pessoa. The descriptive research is based on bibliographical and documentary review, historical study and indirect participation in planned observation in sites, dissertations, theses, scientific articles and academic journals, documents and books; and direct participatory observation or virtual ethnography for immersion and verification of the principle of subject-environment mutuality. It is justified because it seeks to contribute to the epistemological, academic and transdisciplinary understanding of the museum and to take a step towards the technical-scientific understanding about how ID plans language convergences, multimodal coding and interoperability across systems. From the political-social point of view, to describe the Digital Curation process of Museu da Pessoa may serve as a model for memory systems aimed at socializing information mediated by Information and Communication Technologies (ICT). We highlight that in the Museum's collection, resulting from bottom-up emergencies facilitated by top-down simulations (ID), the museum fact, intangible memories, are represented by metadata (ID). We describe the structuring role of ID in visible and invisible layers of the digital system; as well as organizer of the presentation and representation of information provided in and for Digital Curation. We observe possible updates in the Digital Curation of the Museum so that the information access and sharing can be guarantee of its preservation to future generations.

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Palavras-chave

Design da informação, Curadoria digital, Web 2.0, Museu da Pessoa, Informação e tecnologia, Information design, Digital curation, Information and technology

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