Os ecos dos afetos das práticas cotidianas nas aulas de Matemática do Ensino Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-03-29

Autores

Santos, Filipe Augusto Paulo dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho de pesquisa qualitativa tem por principal objetivo cartografar as linhas de fuga, os afetos, os agenciamentos e o aprender Matemática no Ensino Médio em uma escola da rede estadual da cidade de Franca. Entendidos estes, com os componentes das práticas existentes no cotidiano do território escolar cartografado. Assim, utilizaremos como referenciais as obras de Foucault e Deleuze, estruturadoras da Filosofia da Diferença. Nos procedimentos de pesquisa e, em particular, nas questões cartográficas nos movimentos da pesquisa ou nas questões de narratividade e produção de dados, enfim, nas questões éticas da pesquisa estaremos em concordância com Kastrup (2009). Os movimentos centrais deste exercício de pesquisa mostram o cotidiano de aulas de Matemática em uma escola de ensino médio em Franca, São Paulo. Entendemos que para a cartografia o mais importante é acompanhar os processos e não a representação de objetos, assim o que nos interessa não é o começo, nem o produto final e sim o que ocorre no meio desse processo, o caminhar diário que compõe o ruído, o som, a melodia existente no aprender Matemática na primeira série de uma escola de ensino médio. A partir dos movimentos e do olhar cartográfico buscaremos discutir o conceito de aprender, bem como a escola como mecanismo punitivo e de sequestro.
This qualitative research work has as its main goal, mapping either the escape routes or the affections or the assemblages or the learning of mathematics in the high school of a state public school in the city of Franca. These components are understood with the tactics existing in the everyday of the mapped schools. So, we will use as reference, the works of Foucault and Deleuze, structuring the philosophy of difference. In the research procedures and, particularly, in the cartographic questions or in the movements of the research or in the questions of narrativity or data production or, finally, in the ethical questions of the research, we will be in agreement with Kastrup (2009). The central movements of this research exercise show the daily life of mathematics classes in a high school in Franca, São Paulo. We understand that, for cartography, the most important thing is to follow the processes and not the representation of objects and thus, what interests us is not the beginning, nor the final product, but the middle of it, or the daily walk that composes the noise, the sound, the existing melody in learning mathematics in a night-time period first year high school. Stem from the movements and the cartographic look we will try to discuss the concept of learning, and the school as a punitive and sequestration mechanism.

Descrição

Palavras-chave

Educação Matemática, Cartografia, Táticas, Aprender, Filosofia da diferença, Mathematics education, Cartography, Tactics, Learning, Philosophy of difference

Como citar