A educação dialógica no ensino de arte: o exercício da interculturalidade com o uso de recursos tecnológicos e midiáticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-03-22

Autores

De Grande, Elizabeth Rossi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Apresenta-se uma proposta de sequência didática para o Ensino de Arte, especificamente no Ensino Fundamental 1, alicerçada na pedagogia dialógica e que faz uso das tecnologias da informação e comunicação como meio para realizar a interlocução educação – arte – cultura. De Paulo Freire trazemos concepções pedagógicas indispensáveis para o rompimento com a prática mecânica da alfabetização a partir da opção pela “palavra chave ou palavramundo”, definida pelo educador como a palavra carregada do sentido do mundo, cuja leitura deve preceder a leitura da palavra e o estudo dos conteúdos nas demais áreas do conhecimento. Os estudos de Ana Mae Barbosa, referência no ensino contemporâneo de arte, são modelos na sistematização de ações pedagógicas problematizadas por meio da leitura, da contextualização e do fazer artístico, dinâmica que fortalece a comunicação no espaço escolar e que oferta oportunidade para que o educando se encontre com sua cultura, história e raízes, dialogando constantemente com as mesmas de forma articulada e relacional. Com este mote buscamos compreender como as tecnologias da informação e da comunicação podem ser meio de interlocução e diálogo entre os envolvidos no processo educativo, favorecer a aproximação no exercício da interculturalidade democrática e operar de forma assertiva na quebra da hegemonia ou prevalência de uma cultura sobre a outra. Presumimos que as TIC podem favorecer a comunicação entre os diferentes atores do processo educacional no eixo horizontal do saber, fortalecendo a instituição escolar como local do conhecimento nas suas diversas manifestações científica, artística, cultural e tecnológica.
This research presents a proposal of a didactic sequence for Art Education, specifically in Elementary Education 1, based on a dialogical pedagogy that makes use of information and communication technologies as a means to carry out the education-art-culture interlocution. From Paulo Freire we bring indispensable pedagogical concepts that break with the mechanical practice of literacy by the option of "keyword” or “palavramundo", defined by the educator as the word loaded with the meaning of the world, whose reading must precede the reading of the word and the contents in the other areas of knowledge. The studies of Ana Mae Barbosa, a reference in contemporary art education, serve as model in the systematization of pedagogical actions that are problematized through reading, contextualisation and artistic making, a dynamic that strengthens communication in the academic space and which offers the opportunity for the student to meet with their own culture, history and roots, constantly dialoguing with them in an articulated and relational way. With this motto we seek to understand how information and communication technologies can be instrument of dialogue and interlocution among those involved in the educational process, favoring the approach in the exercise of a democratic interculturality and operate assertively in breaking the hegemony or prevalence of one culture over the other. We assume that TIC can foster communication between the different actors of the educational process in the horizontal axis of knowledge, strengthening the school institution as a place of knowledge in its various scientific, artistic, cultural and technological manifestations.

Descrição

Palavras-chave

Diálogo, Ensino de arte, Interculturalidade, TIC, Sequência didática, Dialogue, Art teaching, Interculturality, Following teaching, Enseñanza de arte, Interculturalidad

Como citar