Show simple item record

dc.contributor.advisorValdemarin, Vera Teresa [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Eduarda Escila Ferreira
dc.date.accessioned2018-06-20T12:26:27Z
dc.date.available2018-06-20T12:26:27Z
dc.date.issued2018-04-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154311
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado é composto por estudos teóricos e empíricos com o objetivo de investigar a interferência da cultura digital no processo educacional de estudantes de cursos superiores. Considera-se a premissa de que a cada dia é maior a presença de dispositivos móveis e da internet como recursos para a vida escolar. No nível superior, a tecnologia digital torna-se cada vez mais presente como recurso das atividades acadêmicas e como resultado de uma cultura digital da sociedade atual. É proposta deste trabalho estudar o conceito de cultura, cultura digital e cultura escolar e em uma segunda etapa, serão revisados aspectos do desenvolvimento dos meios de comunicação e seus impactos até a compreensão da contemporaneidade com a presença dos dispositivos móveis. Como procedimento teórico-metodológico, a pesquisa está ancorada em diferentes autores que tematizaram as questões das práticas e da cultura escolar, como Marilena Chauí, Pierre Bourdieu, Pierre Levy, Raymond Williams, Roger Chartier, Anne Marie Chartier, Bernard Lahire, Marsall McLuhan, Melvin Defleur, Peter Burke, Asa Briggs, entre outros. O trabalho apresenta também estudos sobre a evolução do ensino superior no Brasil frente à expansão provocada por políticas públicas. São analisados dados da expansão em universidades públicas e privadas, assim como dados relativos aos cursos de graduação pesquisados. No presente estudo, também são abordados os preâmbulos da pesquisa empírica, composta por duas fases de investigação, sendo uma de caráter quantitativo e, outra, qualitativo. São apresentados, por fim, os resultados e uma análise das entrevistas com universitários dos cursos de Pedagogia, Biologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Digital de uma instituição de ensino pública e uma particular da cidade de Araraquara, no interior do estado de São Paulo.pt
dc.description.abstractThe work presented here is based on the development of studies about culture, school culture and digital culture and will present the first notes on theoretical reflections. It considers the premise that the presence of mobile devices and the internet as a resource for school life is increasing every day. At the higher level, digital technology becomes more and more present as a resource for academic activities and as a result of a digital culture of today’s society. The purpose of this study is to review the theoretical issues involved in the process that will lead us to identify the changes in the daily life of the school culture, taking into account the use of mobile devices, the Internet and social networks by university students. In a second moment, aspects of communication means and its impact will be revisited on the comprehension about contemporaneity with presence of mobile devices. As a theoretical-methodological procedure, the research is anchored in different authors who have studied the issues of school practices and culture, such as Marilena Chauí, Pierre Bourdieu, Pierre Levy, Raymond Williams, Roger Chartier, Anne Marie Chartier, Bernard Lahire, Marsall McLuhan, Melvin Defleur, Peter Burke, Asa Briggs and others. This work presents also studies about the evolution of higher education in Brazil with regard to expansion on public and private universities, as well as data about the graduate courses researched. In the present study, will be approached the preambles of empirical research, formed by interviews with Pedagogy, Biology, Marketing and Advertising, Journalism and Digital Design students.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectCultura escolarpt
dc.subjectCultura digitalpt
dc.subjectPráticas culturaispt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectNível superiorpt
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectCultureen
dc.subjectEducationen
dc.subjectUniversity graduateen
dc.titleO uso dos dispositivos móveis e da internet como parte da cultura escolar de estudantes universitáriospt
dc.title.alternativeThe use of mobile devices and the internet as part of the school culture of university studentsen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação de professores e trabalho docentept
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000905315
dc.identifier.capes33004137064P2
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record