Desenvolvimento e validação de um sistema de treinamento de procedimentos de ordenha para trabalhadores rurais com diferentes níveis de escolaridade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-06-15

Autores

Mendonça, Julia Pompeu de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A mão de obra dos ordenhadores é um fator determinante da qualidade do leite. No entanto, sistemas de capacitação técnica que sejam validados cientificamente ainda não estão disponíveis. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver e validar um sistema de treinamento de procedimentos de ordenha que possa ser aplicado a ordenhadores com diferentes níveis de escolaridade. Trinta e quatro ordenhadores de 15 propriedades participantes, preferencialmente do projeto CATI-Leite, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral do Estado de São Paulo, foram incluídos no estudo. Foi aplicado um treinamento presencial de duas horas de duração, composto por uma palestra e uma dinâmica de grupo. Foram distribuídas apostilas didáticas desenvolvidas para melhorar o aprendizado. Os conhecimentos teórico e prático dos ordenhadores foram comparados em dois momentos, antes e depois do treinamento, por meio de avaliações realizadas nas propriedades. Um questionário foi desenvolvido para avaliação do conhecimento teórico dos ordenhadores e o conhecimento prático foi avaliado por meio de um sistema de escore de habilidade de ordenha baseado na observação do trabalho dos participantes. Modelos de medidas repetidas e de regressão logística foram utilizados para comparar a média dos escores teórico e prático e estimar as chances de realização de procedimentos de ordenha de forma correta antes e depois do treinamento, respectivamente. Houve aumento significante (P < 0,001) da média de ambos os escores teórico (aumento de 55,1%, de 616,76 ± 34,38 para 956,85 ± 34,88 pontos) e de habilidade de ordenha (aumento de 20,5%, de 14,27 ± 0,38 para 17,19 ± 0,38 pontos) após a participação no treinamento. A percentagem de animais que receberam um tempo de contato de pré-dipping adequado, ou um tempo de estímulo adequado, aumentou de 85,78 para 98,52% (N=204) e de 58,33 para 63,73% (N=204) após o treinamento, respectivamente. A função do ordenhador (funcionário ou proprietário) e a escolaridade foram associadas ao aprendizado teórico (escore teórico) e prático (habilidade de ordenha). Os resultados dessa pesquisa apontam que a metodologia foi eficiente na qualificação teórica e prática dos ordenhadores. O entendimento dos conceitos técnicos resultou em melhoria dos procedimentos de ordenha que podem beneficiar não somente o conforto e a saúde dos animais e das pessoas envolvidas, mas também a qualidade do leite produzido. O método proposto poderá ser utilizado para fins de difusão de conhecimento.
The work of milkers is a determining factor for milk quality. Nonetheless, training systems that have been scientifically validated are not still available. The objective of this work was to develop and validate a training system for milking procedures that can be applied to milkers with different levels of education. Thirty-four milkers were included in the study. A two-hour training consisting of a lecture and a group dynamics exercise was conducted. Milkers´s theoretical and practical knowledge were compared between two time points, before and after training, by means of evaluations performed on the farms. A questionnaire was developed to evaluate the theoretical knowledge and the practical knowledge was evaluated by means of a milking ability score system based on the observation or their work. Repeated measures and logistic regression models were used to compare the mean of the theoretical and practical scores, and to estimate the chances of performing a correct milking procedure, before and after training, respectively. There was a significant increase in both theoretical (increase of 55.1%) and milking ability (increase of 20.5%) scores after training. Employee status (employee or owner) and level of education were associated with the theoretical and practical learning. Results of this research indicate that the methodology was efficient to qualify milkers on both theoretical and practical aspects. Understanding the technical concepts resulted in improved milking procedures. The proposed method can be used by dairy professionals to disseminate knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Treinamento, Ordenhador, Qualidade do leite, Mastite bovina

Como citar