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dc.contributor.advisorMate, Alexandre Luiz [UNESP]
dc.contributor.authorLeite, Rodrigo Morais [UNESP]
dc.date.accessioned2018-07-11T12:44:11Z
dc.date.available2018-07-11T12:44:11Z
dc.date.issued2018-05-18
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154486
dc.description.abstractA pesquisa apresenta uma reflexão sobre a historiografia teatral de Décio de Almeida Prado, importante crítico e historiador do teatro brasileiro. Intelectual ligado à terceira fase do movimento modernista, que alguns autores designam como a “Geração de 1945”, seu pensamento estético e historiográfico possui laços estreitos com uma certa concepção de mundo moderna, donde se explica o título conferido ao trabalho. A tese defendida objetiva demonstrar os diferentes imbricamentos existentes entre os ensaios de Prado sobre o passado cênico nacional e semelhante cosmovisão, procurando deslindá-los à luz de certos parâmetros como, por exemplo, a filosofia da história e algumas noções estético-teatrais que conformariam essa vertente de sua obra. Em que pese, contudo, o foco mais concentrado nos ensaios historiográficos, informe-se que suas críticas de espetáculos, produzidas ao longo de anos, não foram ignoradas, na medida em que fazem parte do escopo deste estudo, cujo projeto, dentro de suas possibilidades, é analisar o pensamento de Prado como um todo. Tendo isso em vista, para uma melhor compreensão do assunto, empreendeu-se uma comparação, que atravessa a pesquisa do início ao fim, entre o ensaísmo teatral de Prado e o ensaísmo literário de Antonio Candido, lembrando que ambos começaram suas carreiras juntos ao fundarem, em parceria com outros nomes, como Paulo Emílio Salles Gomes e Ruy Coelho, a revista Clima (1941-1944). Pelo fato de suas respectivas historiografias apresentarem muitos vínculos entre si, a ponto de ser possível afirmar que elas pertenceriam a um mesmo projeto intelectual, tal cotejo acabou se mostrando fundamental para as pretensões embutidas na tese, fazendo com que este trabalho se tornasse, à sua maneira, uma obra de historiografia comparada.pt
dc.description.abstractThis research presents a reflection on the theatrical historiography of Décio de Almeida Prado, an important critic and historian of Brazilian theater. As an intellectual associated with the third phase of the modernist movement, which some authors call the “Generation of 1945”, his aesthetic and historiographical thinking has close ties with a certain conception of the modern world, which explains the title given to this paper. The thesis defended here aims to demonstrate the different overlaps existing between Prado’s essays on the country’s theatrical past and similar worldviews, aiming to address them in the light of certain parameters, such as the philosophy of history and some aesthetic and theatrical notions that shape this aspect of his writings. However, despite the more concentrated focus on his historiographical essays, the reviews of performances he penned over the years have not been ignored, to the extent that they are included within the scope of this paper, which is intended, as far as this is possible, to analyze Prado’s overall thinking. That said, in order to provide a better understanding of the topic, a comparison has been made, throughout the research from start to finish, between Prado’s theatrical essays and the literary essays of Antonio Candido, recalling that they both started their careers together when they founded, in partnership with other names such as Paulo Emílio Salles Gomes and Ruy Coelho, the magazine Clima (1941-1944). Given that their respective historiographies are related in many ways, to the point that it is possible to say that they belong to the same intellectual tradition, this comparison proved to be instrumental for the aspirations of this thesis, turning this paper, in its own way, into a comparative historiography.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectDécio de Almeida Pradopt
dc.subjectAntonio Candidopt
dc.subjectHistória do teatro brasileiropt
dc.subjectHistória do teatro paulistanopt
dc.subjectHistoriografia teatralpt
dc.subjectFilosofia da históriapt
dc.subjectTeoria do teatropt
dc.subjectCrítica teatral brasileirapt
dc.subjectDécio de Almeida Pradoen
dc.subjectAntonio Candidoen
dc.subjectBrazilian theater historyen
dc.subjectTheater historiographyen
dc.subjectPhilosophy of historyen
dc.subjectTheater theoryen
dc.subjectBrazilian theater criticismen
dc.titleA (moderna) historiografia teatral de Décio de Almeida Pradopt
dc.title.alternativeThe (modern) theater historiography of Décio de Almeida Pradoen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e poéticas cênicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000905834
dc.identifier.capes33004013063P4
unesp.advisor.lattes6366706439459055
unesp.advisor.orcid0000-0001-9593-601X
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