Show simple item record

dc.contributor.advisorMarchezan, Renata Facuri Coelho [UNESP]
dc.contributor.authorCassettari, Marcel Innocenti [UNESP]
dc.date.accessioned2018-07-24T13:47:41Z
dc.date.available2018-07-24T13:47:41Z
dc.date.issued2018-05-25
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154579
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo aferição se a “Redação Argumentativa Escolar” cobrada nos vestibulares da UNESP, UNIFESP e USP e no ENEM é do mesmo gênero do discurso. A hipótese inicial é de que as “Redações Argumentativas Escolares” cobradas na UNESP, UNIFESP e USP e no ENEM são do mesmo gênero do discurso, variando, todavia, de estilo no ENEM. Por essa razão, há a adoção da seguinte designação: “Redação Argumentativa Escolar” para as redações cobradas na UNESP, UNIFESP e USP, ao passo que, no “ENEM”, hipoteticamente, compõe outro estilo, “Redação Argumentativa Escolar Finalista”, por haver distinções em sua estrutura composicional que a torna específica. Para tanto, são utilizados conceitos extraídos da obra do Círculo de Bakhtin, em especial o de gênero do discurso, dialogismo e autoria. Não obstante, por tratar-se de uma proposta de vestibular e de textos efetivamente produzidos em um contexto de avaliação, alguns conceitos vinculados à esfera da atividade humana “Escolar” também serão de grande relevância. Além disso, partindo do pensamento de Bakhtin, considera-se que as redações têm autoria, razão pela qual se busca destacar traços autorais utilizados pelos vestibulandos.pt
dc.description.abstractThe purpose of this study is to verify if the "Argumentative School Writing" collected in UNESP, UNIFESP, USP and ENEM vestibules is of the same genre of discourse. The initial hypothesis is that the "School Argumentative Writing" collected at UNESP, UNIFESP and USP and in the ENEM are of the same genre of discourse, varying in style in the ENEM. For this reason, the following designation has been adopted: "Argumentative School Writing" for the essays collected at UNESP, UNIFESP and USP, while in the "ENEM", hypothetically, it composes another style, "Argumentative School Finalist Writing", for there are distinctions in its compositional structure that make it specific. In order to do so, concepts drawn from the work of the Bakhtin Circle are used, especially the genre of discourse, dialogism and authorship. However, because it is a proposal for a university entrance examination and texts actually produced in an evaluation context, some concepts related to the sphere of human “school” activity will also be of great relevance. In addition, starting from the thought of Bakhtin, it is considered that the essays have authorship, reason for which it is sought to emphasize traces copyright used by the studentsen
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectDiscursopt
dc.subjectGênero do discursopt
dc.subjectDissertação de vestibularpt
dc.subjectSpeechen
dc.subjectDiscourse genreen
dc.subjectDissertation of Examen
dc.subjectEntrance examen
dc.titleGênero do discurso “redação argumentativa escolar” e seus estilos “argumentativo” e “finalista”pt
dc.title.alternativeGender of the speech "argumentative school education" and its "argumentative" and "finalist" stylesen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaEstrutura, Organização e Funcionamento discursivos e textuaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000906210
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.lattes8827698477373212
dc.identifier.orcid0000-0001-7453-1734
unesp.advisor.lattes8827698477373212
unesp.advisor.orcid0000-0001-7453-1734
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record