Dissertações - Ciência e Tecnologia Aplicada à Odontologia - ICT

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 72
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise comparativa das características e qualidade do acabamento de superfície de preparo em dentina bovina com ultrassom piezoelétrico e pontas diamantadas de alta rotação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-29) Silva, Marina Bacelar [UNESP]; Uemura, Eduardo Shigueyuki [UNESP]; Silva, João Maurício Ferraz da [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste trabalho foi comparar, in vitro, as características e qualidade do acabamento de superfície em dentes bovinos, através da análise de rugosidade superficial e análise de imagens em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Apesar de amplamente utilizadas, as pontas diamantadas apresentam limitações como baixa durabilidade e suas repetidas esterilizações causam diminuição da capacidade de corte. Com o surgimento das pontas odontológicas de diamante CVD (Chemical Vapor Deposition), sua indicação tem sido ampliada como alternativa, pois associadas a aparelhos de ultrassom apresentam boa resistência ao desgaste. Oitenta dentes bovinos foram selecionados para este estudo e foram divididos em oito grupos de acordo com o tipo de ponta utilizada para confecção do desgaste do preparo protético: Grupo I – ponta diamantada KG nº2135 acoplada em alta rotação (AR) grupo controle; Grupo II - ponta diamantada KG nº2135 (AR), ponta diamantada CVDentus CR4 acoplada em ultrassom (US); Grupo III - ponta diamantada KG nº2135 (AR), ponta diamantada CVDentus CR4 seguida da ponta CR4U, acopladas em US; Grupo IV – ponta diamantada KG nº2135 (AR), ponta diamantada TR18-H CVDentus AR; Grupo V – ponta diamantada KG nº2135 acoplada em AR, seguido de broca carbide multilaminada 30 lâminas de acabamento de preparo, acopladas em baixa rotação; Grupo VI– ponta diamantada KG nº2135 (AR), seguido de broca carbide multilaminada 30 lâminas e finalização com ponta de borracha, Grupo VII - ponta diamantada KG nº2135 (AR), broca CVDentus TR18-H (AR), ponta diamante CR4-U (CVDentus) (US); Grupo VIII - ponta diamantada KG nº2135 (AR), ponta diamante CR4 (CVDentus), ponta diamante T1-F (US). Após confecção dos preparos, 10 amostras de dentes de cada grupo foram analisados quanto a rugosidade em rugosímetro e duas amostras de cada grupo serão avaliadas por Microscópio eletrônico de varredura (MEV). Os dados referentes à avaliação quantitativa (rugosidade superficial) foram submetidos à análise estatística.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação sobre aderência das clínicas odontológicas aos softwares de gestão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-19) Lima, Jobe de; Carvalho, Paula Carolina Komori de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o avanço da tecnologia, diversos softwares de gestão Enterprise Resource Planning (ERP) foram desenvolvidos para auxiliar os cirurgiões dentistas na gestão das clínicas odontológicas. O objetivo desta dissertação foi avaliar a aderência das clínicas odontológicas aos softwares de gestão. Para metodologia foi desenvolvido um questionário eletrônico validado por especialistas com 22 perguntas direcionadas a 200 cirurgiões dentistas da cidade de São José dos Campos no estado de São Paulo. Finalizado o prazo de envio das respostas de 90 dias, obteve-se 56 questionários respondidos por completo. O tamanho da amostra foi redefinido por meio de cálculos estatísticos e o critério de seleção utilizado foi o método de conveniência. Todas as respostas foram analisadas e após correlação: 85,7% dos dentistas responderam que os softwares atendem às principais necessidades, das clínicas odontológicas, porém 55,4% afirmaram que as empresas dos softwares não oferecem treinamento suficiente aos usuários, talvez por isso, 73,2% dos entrevistados consideraram que seus colaboradores apresentam algum tipo de dificuldade para operar os softwares. Foi identificado correlação positiva entre a deficiência de suporte e treinamento, e facilidade de operação ou praticidade. 60,7% dos entrevistados desconhecem a segurança dos softwares e 64,3% desconhecem a conformidade dos softwares com as normas e legislação vigente. 82,1% dos entrevistados consideram a possibilidade de trocar o seu software por outro. Confirmou-se que os dentistas mais jovens têm mais facilidade de encontrar e utilizar os softwares. Concluiu-se que a baixa aderência está relacionada à falta de softwares de gestão mais práticos e eficientes que permitam ao dentista utilizá-los sem aumentar a sua carga de trabalho. Para as empresas desenvolvedoras de softwares sugere-se a necessidade de maior transparência na divulgação dos produtos e o oferecimento de treinamento e manual ou tutorial eficiente, além da necessidade de desenvolver softwares mais práticos e eficientes que permitam ser utilizados sem aumentar a carga de trabalho da equipe odontológica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação do impacto da pandemia do COVID-19 na saúde bucal para usuários do SUS
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-23) Silva, Rogerio Mendes; Teixeira, Symone Cristina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As condições da saúde bucal podem afetar a alimentação, a interação social, o desempenho intelectual, a comunicação, alterações psicológicas, enfim trazem grandes alterações na qualidade de vida do indivíduo. Ao avaliar as experiências subjetivas relacionadas com o impacto dessas com as condições de saúde bucal é possível recolher informações que podem auxiliar na melhoria do indivíduo. Assim, o objetivo desse trabalho foi investigar o impacto da Pandemia do Covid-19 e qual foi o seu impacto nessas condições, o OHIP-14 foi o questionário utilizado em conjunto com as variáveis sociodemográficas e socioeconômicas. O questionário foi aplicado a população que utilizou o serviço público de Odontologia na cidade de São José dos Campos/SP durante o período de pandemia do Covid-19. O serviço eletivo de atendimento odontológico foi diretamente afetado pelas restrições de atendimento decorrente do risco de contágio e da grande exposição do profissional de Odontologia ao vírus, SARS-Cov2, com isso o serviço de assistência odontológica sofreu grandes interrupções e limitações. O impacto da pandemia Covid-19 na pesquisa foi interpretado na análise das respostas do OHIP14 nas variáveis: Prevalência, a qual mede a porcentagem de indivíduos que relataram pelo menos uma resposta de grande impacto, “repetidamente” ou “sempre”; Extensão, que considera a média no número de respostas de maior impacto do mesmo indivíduo; e por último a Gravidade, que é a soma numérica da pontuação das respostas. Após a análise desses dados, os valores relevantes encontrados foram de 67,30% para Prevalência geral da amostra e 19,40 para Gravidade, maior ainda quando avaliado somente o público feminino (prevalência 67,30% e Gravidade 21,24). Quando observamos os dados da grandeza que reflete o Impacto Psicológico causado, temos um alto valor de Prevalência de 58,33% e gravidade 12,18, comparado a 37,5% para Dor/Desconforto e de 14,58 para limitação funcional. Atenção também para o impacto causado pela pandemia do Covid-19 na qualidade de vida dos indivíduos estudados, valores altos para Gravidade (12,18) no que tange somente o impacto psicológico. Ainda nesse contexto de um modelo biopsicossocial serão necessários estudos constantes para melhor elucidar seu impacto e para apontar algum aprendizado para futuros surtos globais, além da avaliação qualitativa dos serviços públicos prestados. Não podemos deixar de salientar a relevância dos questionários e estudos qualitativos que, junto aos quantitativos, colaboram na formação de políticas públicas de saúde, por meio de índices obtidos nesses estudos que oferecem ferramentas importantes para gestores no desenvolvimento de melhores serviços à população.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo de coorte transversal sobre as doenças sistêmicas e suas correlações com as doenças bucais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-12) Tiradentes, Naiara; Gomes, Ana Paula Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Existem questionamentos na comunidade científica no que se refere à correlação entre saúde bucal e saúde geral das pessoas. Há manifestações de doenças bucais sugestivas dessa correlação. Dentre as alterações sistêmicas que poderiam apresentar correlação com as doenças bucais temos a Diabetes Mellitus, Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Porém, não há na literatura científica muitos estudos clínicos sobre essa correlação. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi investigar se há associação entre doenças bucais ( cárie, doença periodontal e lesão periapical) e sistêmicas (Diabetes, Hipertensão Arterial e Obesidade). Foram avaliados 201 pacientes oriundos do Pronto Socorro Odontológico e das Clínicas do Instituto de Ciência e Tecnologia- Campus de São José dos Campos (UNESP). A avaliação dos pacientes foi constituída pela anamnese, exame clínico detalhado, aferição da pressão arterial pré e pós atendimento odontológico, dosagem de glicemia capilar prévia à intervenção, análise da radiografia panorâmica e radiografias periapicais, determinação de peso e altura do paciente e avaliação das patologias bucais e sistêmicas. Os resultados foram analisados estatisticamente através do Teste T, Qui-quadrado, Anova 1 Fator e Tukey, considerando as variáveis em estudo. Concluiu-se que há correlação entre Doenças Sistêmicas e Doença Periodontal. Não foi possível estabelecer uma correlação entre Diabetes Melittus, Hipertensão Arterial e Obesidade com outras patologias orais estudadas (Cárie e Periodontite apical).
  • ItemDissertação de mestrado
    Braquetes cerâmicos impressos 3D: Ensaio biomecâmico de resistência ao cisalhamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-24) Souza, Larissa Amaral de; Salgado, Miguel Angel Castillo [Unesp]; Tupinambá, Rogério Amaral; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Avaliar, por meio de um ensaio biomecânico, a resistência ao cisalhamento dos braquetes cerâmicos confeccionados em impressora 3D. Metodologia: Foram testados três tipos distintos de braquetes: Braquetes cerâmicos LightForce Clear® - 3D - LFO System®, (Cambridge, Massac – EUA) (n=10), neste trabalho denominado como grupo LFC, braquetes cerâmicos LightForceWhite® - 3D – LFO System® - (Cambridge, Massac – EUA) (n=10), neste trabalho denominado como grupo LFW, e braquetes cerâmicos Clarity® da 3M® – UNITEK (Monrovia, Califórnia – EUA) (n=10), neste trabalho denominado como grupo C. Os braquetes do grupo C foram utilizados como controle. Foram colados em esmalte bovino, fixados em suportes para realização de teste em máquina universal de cisalhamento com acessórios de garra para suporte. Foi aplicada uma carga inciso-apical sobre o braquete com célula de carga de 50kgf e velocidade de deslocamento de 1 mm/min até o surgimento de falha na interface dente-braquete. O valor de força de pico registrado foi considerado como a força de cisalhamento (N) necessária para romper a união dente-suporte. A resistência ao cisalhamento foi obtida, em MPa, dividindo a carga de ruptura, em Newtons, pela área da superfície em mm2 . A análise da fratura foi feita com aumento de 15x utilizando microscópio estereoscópio binocular Discovery V20 - Carl Zeiss® (Oberkochen, Alemanha). Análise estatística: Foi realizada análise de variância utilizando teste ANOVA. O teste Tukey foi aplicado para determinar quaisquer diferenças significativas para valores de desempenho entre os grupos. Resultados: Os valores médios e desvio padrão obtidos no ensaio de resistência ao cisalhamento (Mpa) nos três grupos de braquetes foram: 12,00 ± 5,26 para C, 16,45 ± 3,57 para LFC e 14,58 ± 5,04 para LFW. Não houve diferença estatística na resistência ao cisalhamento de nenhum dos grupos testados, os grupos LFC e LFW se mostraram semelhantes ao grupo C (controle). Conclusão: Os braquetes cerâmicos confeccionados em impressora 3D apresentaram resultados satisfatórios de SBS quando comparados ao grupo controle. Todos os grupos apresentaram fratura adesiva semelhante demonstrando boas retenções em suas bases.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desenvolvimento de dispositivo extra oral para detecção e diagnóstico da atividade muscular no bruxismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-22) Silva, Caroline Andrade da; Rocha, João Carlos [UNESP]; Santos, Douglas Soares dos; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao analisar as consequentes alterações negativas nas funções dos músculos mastigatórios, decorrente do hábito parafuncional do bruxismo, vemos que os métodos diagnósticos existentes, tais como uso de polissonografia e eletromiografia portátil ainda são muito limitados e com custo elevado. Apesar do avanço na utilização de diferentes tipos de eletrodos, sensores e biofeedback o acesso a estas tecnologias não é tão difundido entre os clínicos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um dispositivo extraoral de baixo custo, para detecção do bruxismo/apertamento emonitoramento da movimentação muscular atípica, resultante da AMMR, presente durante o bruxismo do sono,posicionado na região mais anterior do músculo Masseter.Quanto à metodologia, a contração muscular, resultante da atividade bruxista, é captada pelos sensores de deformação mecânica (Straingage),fazendo o registro da frequência, os picos e a intensidade da contração, sendo esse sinal elétrico amplificado por microprocessadores(placa Arduino nano), os quais fazem a leitura e processamento das informações e os dados são armazenados e lançados em um software para posterior análise.Por meio deste trabalho foi possível concluir que o sistema proposto é viável para detecção da atividade muscular em região do músculo Masseter. Adiante será ainda realizada a validação clínica do dispositivo a valer todos os parâmetros pré- estabelecidos neste estudo; sendo possível, portantotraçar um perfil da parafunção do paciente para obtenção do diagnóstico e estabelecendo um tratamento adequado ao quadro clínico apresentado durante a atividade muscular atípica decorrente do bruxismo, de modo que seja facilmente visualizado pelo operador.
  • ItemDissertação de mestrado
    Braquetes cerâmicos impressos em 3D: ensaio mecânico de coeficiente de atrito
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-24) Campos, Bethiza Crozariol; Silva, Eduardo Galera da [Unesp]; Cury, Sergio Elias Neves; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Avaliar e comparar o atrito entre braquetes ortodônticos (convencional e impressos) e fio de aço. A hipótese nula (H0) é que a média de forças de atrito sejam iguais entre os grupos. Material e Método: O ensaio mecânico foi realizado com 3 grupos de braquetes distintos. Sendo eles: Grupo de braquetes convencional como referência o ClarityTM Advanced (3M Unitek), comparado com dois grupos de braquetes impressos em impressora 3D o Lightforce White (Lightforce Orthodontics) e Lightforce Translucent (Lightforce Orthodontics). As amostras de cada grupo possuem um N=10; os braquetes usados são referentes ao dente 23 (U23) com slot 0.022 e prescrição MBT. O fio ortodôntico foi o de aço inoxidável (CrNi) com calibre de 0.019”x 0.025”. O conjunto braquete/fio, unido por ligadura elastomérica, foi colado ao dispositivo de teste, desenvolvido em CAD e impresso em 3D com resina sensível a luz UV, totalizando 30 amostras. Cada amostra foi adaptada a máquina universal de ensaio (EMIC DL – 2000) com deslocamento de 2,0mm e velocidade de 1,0mm/min, para mensurar o atrito causado pelo deslize. A força (N) representada pelo pico de cada amostra e, então, realizados a média e o desvio padrão. A comparação foi realizada em nível de significância α = 0,05. A análise de variância ANOVA foi usada para determinar se houve diferenças entre as amostras e o teste post-hoc Tukey. Resultados: µ=0,121N para o Clarity, µ=0,173N para o Lightforce White e µ=0,189N para o Lightforce Translucent. Conclusão: Os braquetes impressos não apresentaram diferença significativa entre eles, porém houve uma pequena diferença para os braquetes do grupo controle que apresentaram uma resistência menor ao deslize do arco.
  • ItemDissertação de mestrado
    Indicadores clínicos e laboratoriais como determinantes de um padrão na evolução das infecções orais graves: estudo retrospectivo de 3 anos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-15) Saizaki, Marcelo Teruyoshi; Araldi, Fernando Vagner; Moraes, Michelle Bianchi de [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa foi avaliar possíveis indicadores clínicos e laboratoriais que podiam determinar um padrão na evolução das infecções e orientar os profissionais a tomarem uma melhor conduta para o caso. Foram colhidos os dados de 440 prontuários que apresentaram diagnóstico compatível e confirmado de infecção oral grave atendidos durante 3 anos no Hospital Municipal Alípio Correa Netto na cidade de São Paulo – SP. O período de coleta de dados foi compreendido entre 01 julho de 2018 até 01 julho de 2021. Foram analisados a presença de doenças de base e o trismo, o número de espaços bucais acometidos e se as alterações de exames laboratoriais podiam ou não determinar um padrão no curso do tratamento das infecções orais graves. A idade média dos pacientes foi 26,5 anos, e a origem da infecção foi a pulpar em 80%. Os principais sinais e sintomas observados foram: Dor, Prostração, Trismo, Febre, Odinofagia e a dispneia. Em 65% dos casos, múltiplos espaços estavam envolvidos na infecção, sendo os espaços submandibular (68,4%) e o bucal (53,7%) os mais frequentemente envolvidos. A variante doença de base foi uma das que mais apresentaram significância estatística em nosso trabalho. Observamos que a maioria dos pacientes com doença de base precisaram ser tratados com anestesia geral devido ao maior grau de gravidade dos casos. A média de dias de internação foi de 8,1 dias para pacientes sistemicamente comprometidos, contra 4,2 dos pacientes hígidos. O valor da PCR também foi fortemente influenciado pela doença de base, apresentando uma média de 45 mg/L para pacientes comprometidos contra menos de 20 mg/L dos pacientes sem alteração. Podemos concluir, portanto, que os pacientes sistêmicos devem ser tratados com uma atenção maior, porque tendem a apresentar maior trismo, maiores valores da PCR, maior necessidade de tratamento em centro cirúrgico, maior tempo de internação clínica e principalmente nas unidades de terapias intensivas, o que demonstra uma maior gravidade dos casos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito dos desenhos de pilares protéticos de conexão cônica na manutenção do torque sob carga cíclica: estudo in vitro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-23) Arcas, Felipe Carlos Dias; Amaral, Marina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve o objetivo de avaliar o comportamento biomecânico de um novo pilar protético dividido em duas peças (P2P) comparado a um pilar padrão de uma peça (P1P), ambos com indicação para coroas unitárias parafusadas de um sistema de implante de conexão cônica, submetidos a ciclagem mecânica. Foram utilizados vinte implantes instalados em cilindros de resina poliacetal e divididos em dois grupos: P1P para restaurações ao nível da plataforma do implante, de conexão cônica anti-rotacional e parafuso passante e P2P para restaurações ao nível de tecidos, constituído de duas peças, uma base sólida (P2P-B), de conexão cônica rotacional e um pilar sobre a base (P2P-P), de conexão hexagonal interna anti-rotacional e parafuso passante. Os corpos de prova foram testados antes e após a ciclagem mecânica (200N a 4Hz por 1x106 ciclos) através da verificação da manutenção do torque em N.cm por um torquímetro digital e da análise das micro fendas em m na conexão implante-pilar por microscopia. O grupo P1P apresentou redução significativa no torque de remoção pós-ciclagem 10,57 (3,63) comparado ao torque pré-ciclagem 31,63 (0,80) e torque de remoção inicial 26,48 (1,60). O grupo P2P-B apresentou aumento significativo no torque de remoção pós-ciclagem 41,00 (8,64), comparado ao torque pré-ciclagem 31,10 (0,62) e torque de remoção inicial 30,12 (2,08), sua parte superior P2P-P apresentou redução significativa no torque de remoção pós-ciclagem 14,85 (2,06), comparado ao torque pré-ciclagem 21,06 (0,50), porém não apresentou diferença significativa com o torque de remoção inicial 15,51 (1,18). Na avaliação microscópica, a conexão implante-pilar nos dois grupos apresentaram micro fendas iniciais reduzidas, P1P 4,71 (2,12) e P2P-B 3,95 (2,02) as quais tiveram redução significativa após a ciclagem, P1P 0,006 (0,001) e P2P-B 0,005 (0,001). P2P apresentou comportamento biomecânico superior ao P1P nos valores de torque pós-ciclagem, nos vários momentos comparados, suportando seu uso para coroas unitárias. A interface de conexão de ambos os pilares exibiram micro fendas reduzidas sob microscopia, as quais foram praticamente eliminadas com o acoplamento produzido pela ciclagem mecânica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeito das irradiações ultravioleta (UV) e light emitting diode (LED) nas propriedades mecânicas dos alinhadores transparentes de poliuretano (PU)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-22) Hardman Júnior, Danilo; Formiga, Jorge Kennety Silva [Unesp]; Nóbrega, Celestino José Prudente; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo do presente estudo in vitro é investigar possíveis alterações nas propriedades mecânicas de alinhadores transparentes de poliuretano (PU). Em um estudo piloto, amostras de alinhadores foram submetidas à Espectroscopia Raman antes e depois de irradiações de UV e de LED, e os resultados demonstraram evidente alteração da estrutura molecular. Em virtude disso, foi levantada a hipótese de que as radiações também provoquem alterações nas propriedades mecânicas. Foram confeccionados trinta alinhadores, pela empresa Align Technology Inc. (Invisalign ®), distribuídos em três grupos de dez alinhadores cada. Um grupo controle não sofreu irradiação, e os outros dois grupos foram irradiados: um com radiação UV dentro de uma câmara construída para esse tipo de experimento e um terceiro grupo com radiação LED por fotopolimerizador específico. Os grupos foram definidos, as irradiações foram efetuadas sob sigilo por um operador e as identificações, armazenadas em envelopes lacrados, somente foram reveladas após a conclusão dos testes e tabulação dos dados obtidos. Para avaliação das propriedades mecânicas, neste caso resistência à deformação, utilizou-se uma máquina de ensaio universal para o teste de carga. Os alinhadores foram preenchidos com gesso, com um alívio que deixou livres as áreas a serem testadas. O teste de tensão mostrou que tendo como referência o grupo controle, os alinhadores submetidos à radiação UV tornaram-se menos rígidos e os submetidos à radiação LED tornaram-se mais rígidos. O teste de H de Kruskal-Wallis foi realizado e evidenciou não haver diferença estatisticamente significativa na carga aplicada nas amostras dos diferentes grupos. O mesmo teste foi utilizado para avaliar a diferença entre a deformação ocorrida e o módulo de elasticidade nos três grupos. A hipótese nula foi rejeitada em ambos os testes, considerando o nível de 5% de significância, o que assegura que há uma diferença significativa entre os três grupos quanto à irradiação de UV ou LED. Ainda assim, para uma avaliação mais minuciosa utilizou-se o teste de Mann-Whtiney comparando os grupos dois a dois. O resultado apontou que as irradiações aplicadas neste estudo são responsáveis pelas diferenças estatísticas apresentadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso da teleodontologia através do desenvolvimento de um aplicativo no monitoramento de pacientes em tratamento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-18) Jacob, Liliam Monteiro Cunha; Tupinambá, Rogério Amaral; Rodgher, Suzelei [UNESP]; Tupinambá, Rogério Amaral; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa foi desenvolver o protótipo de um aplicativo para teleodontologia para pacientes em tratamento odontológico. Foram propostas soluções para quatro cenários: emergência, acompanhamento de tratamento, análise de documentação como exame complementar e lembretes. Nessa perspectiva, este projeto de pesquisa foi desenvolvido em parceria com a empresa RH Software, proprietária do software Dental Office, software de gerenciamento para consultório odontológico. Para o desenvolvimento do aplicativo utilizou-se a metodologia Design Sprint, método utilizado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas 5 dias. A principal característica do aplicativo elaborado nessa pesquisa é a facilidade de seu manuseio e a resolução de demandas de pacientes e dentistas na rotina do atendimento, como aquelas relacionadas ao atendimento de urgências e envio de lembretes. As questões relacionadas à falta de certificação do software odontológica conforme resolução CFO no. 91/2009 que o regulamenta e referente a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709 /2018) são principais obstáculos para o desenvolvimento da ferramenta para teleodontologia. A teleodontologia é uma ferramenta promissora para o atendimento de pacientes especialmente os que vivem em áreas remotas o que dificulta o acesso aos cuidados com a saúde bucal.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da eficácia das formulações lipossomal e desoxicolato de anfotericina B sobre espécies de Candida: estudo in vitro e in vivo em Galleria mellonella
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-05) Gonçale, Juliana Caparroz; Junqueira, Juliana Campos [Unesp]; Figueiredo-Godoi, Lívia Mara Alves; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Anfotericina B pertence a primeira classe (polienos) de medicamentos antifúngicos introduzidos no mercado. O amplo espectro de ação e a baixa taxa de resistência microbiana, definiram a anfotericina B como tratamento de escolha para as infecções graves por Candida spp. Porém, os efeitos colaterais causados pela sua toxicidade impulsionaram o desenvolvimento de novas formulações a base de lipídios. Assim, o objetivo desse estudo foi comparar os efeitos antifúngicos da formulação lipossomal da anfotericina B (AmB-L) com a formulação convencional de anfotericina B desoxicolato (AmB-D). Para isso a atividade antifúngica foi testada sobre diferentes espécies de Candida, incluindo Candida albicans (cepa clínica 70), Candida glabrata (cepa clínica 64), Candida tropicalis (cepa clínica 11) e Candida parapsilosis (cepa ATCC 90018), utilizando-se métodos de estudo in vitro e in vivo. Em estudo in vitro, foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM) em células planctônicas por meio do método de microdiluição em caldo. A seguir, concentrações de 10x, 20x e 50x a CIM foram testadas sobre os biofilmes de Candida, verificando-se seus efeitos pela contagem de unidades formadoras de colônias (UFC). Para o estudo in vivo, foi utilizado o modelo invertebrado Galleria mellonella. Os animais foram infectados por Candida e tratados com as formulações de anfotericina B, então foram monitorados diariamente para determinação da curva de sobrevivência e índice de saúde. Os resultados dos testes in vitro demonstraram atividade antifúngica semelhante entre AmB-L e AmB-D em crescimento planctônico. Ambas as formulações apresentaram valores de CIM de 0,5 μg/mL para C. albicans e C. parapsilosis, e de 1 μg/mL para C. glabrata e C. tropicalis. Nos biofilmes, AmB-D apresentou maior atividade inibitória em relação à AmB-L, para todas as cepas de Candida estudadas. Nos testes in vivo, o tratamento com AmB-L ou AmB-D aumentou a sobrevida e índice de saúde das larvas infectadas por Candida, sendo observada maior eficácia da formulação AmB-D em relação à AmB-L. Portanto, concluiu-se que AmB-L e AmB-D apresentam a mesma efetividade sobre células planctônicas, mas AmB-D mostrou maior ação antifúngica sobre biofilmes e infecção experimental no modelo G. mellonella.
  • ItemDissertação de mestrado
    Braquetes cerâmicos fabricados por impressão 3D: ensaio mecânico de resistência à torção pela aplicação de torques
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-24) Silva, Paulo César da; Balducci, Ivan [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A proposição deste estudo foi comparar a nova geração de braquetes personalizados cerâmicos impressos 3D Lightforce Clear , com os braquetes cerâmicos injetados Clarity e GC Chic em um ensaio mecânico de resistência à torção pela aplicação de torque. Amostras de braquetes cerâmicos impressos de alumina policristalina de incisivos centrais superiores (n=10), o Lightforce Clear (Lightforce Orthodontics), e os braquetes cerâmicos injetados de alumina policristalina, Clarity (3M Unitek) e GC Chic (GC Orthodontics) os quais foram submetidos ao teste de resistência à fratura torcional utilizando um segmento de fio de aço inoxidável 0,019 x 0,025 polegadas em uma máquina de ensaio universal (EMIC, DL-1000) à uma velocidade de 1mm/min e célula de carga de 1000 kg. Os resultados foram submetidos à análise estatística ANOVA fator 1. Os valores médios e desvio padrão obtidos no ensaio de resistência à torção de carga máxima de fratura (N) nos três grupos de bráquetes foram: 14,53 ± 2,85 para Lightforce Clear; 12,03 ± 2,44 para Clarity e 6,65 ± 0,35 para o CG Chic. Foi observado que houve diferença estatística significante entre os grupos testados (p<0,05). Os braquetes Lightforce Clear cerâmicos impressos 3D customizados mostraram-se mais resistentes que os injetados apontando como uma alternativa factível e promissora em busca de uma ortodontia digital de precisão contudo existe a necessidade de incorporar novas pesquisas para o avanço desta tecnologia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Acurácia de implantes imediatos instalados com cirurgia guiada ou convencional na região anterior de acordo com a experiênciado cirurgião: estudo in vitro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-02) Garbim, Aline Lopes; Nascimento, Rodrigo Dias [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste estudo foi avaliar acurácia do posicionamento de implantes imediatos instalados na região anterior da maxila por meio de cirurgia guiada ou convencional de acordo com a experiência do cirurgião. Dez cirurgiões inexperientes e 10 cirurgiões experientes instalaram em modelos odontológico, um implante de forma guiada e convencional na região do dente 12 e 22, distribuídos aleatoriamente. A amostra foi composta por 4 grupos: experiente e guiado (EG), experiente e convencional (EC), inexperiente e guiado (IG) e inexperiente e convencional (IC) com 10 casos em cada grupo, totalizando 40 implantes. Foram impressos 20 modelos obtidos a partir do escaneamento de um manequim de treinamento padronizado (MOM). O modelo foi submetido a tomografia por feixe cônico e escaneado para planejamento da posição ideal do implante e obtenção das guias cirúrgicas, utilizando o software coDiagnostiX®. Após a instalação dos implantes foram obtidas novas tomografias dos modelos e a acurácia do posicionamento foi comparada ao planejamento inicial por meio da sobreposição das imagens nos sentidos global, e linear. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos à análise estatística. Observamos diferenças estatísticas entre o tipo de cirurgia no grupo experiente no desvio angular e nos desvios lineares: plataforma tridimensional (P-3D), mesio distal (P-MD), vestíbulo palatino (P-VP), apical tridimensional (A-3D), mesio distal (A-MD), vestíbulo palatino (A-VP) e no grupo dos cirurgiões inexperientes nos desvios lineares P-3D, P-MD, P-VP, A-3D, A-MD. Ao comparar a acurácia de acordo com a experiência do cirurgião, observamos diferenças significativas apenas na cirurgia convencional para os desvios de P-3D, PAC e A-AC. Concluímos que a acurácia dos implantes instalados de forma guiada foi maior independentemente do grau de experiência do cirurgião.
  • ItemDissertação de mestrado
    Controle de infecção cruzada durante o uso de equipamentos odontológicos geradores de bioaerossóis ao longo da pandemia do covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-18) Mamede, Monique Bonadiman Mongenot; Silva, João Maurício Ferraz da [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pandemia provocada pelo novo coronavírus, responsável pela COVID-19, alertou a comunidade odontológica, quanto ao risco de contaminação cruzada do cirurgião dentista, sua equipe e pacientes, principalmente devido à grande quantidade de bioaerossóis gerado pelos equipamentos odontológicos de uso rotineiro. Esse estudo teve como objetivo comparar a dispersão do aerossol gerado por diferentes equipamentos odontológicos, bem como verificar a eficácia do uso de um dispositivo desenvolvido para o controle da dissipação do aerossol gerado pelo aparelho piezo-eletro. Como objetivo secundário, verificou-se a efetividade da refrigeração dos equipamentos utilizados. Para a verificação da dissipação de aerossóis, foi utilizado um manequim de estudo em Odontologia, acoplado a uma cadeira odontológica em um consultório de 2,40 x 2,60 de tamanho. Foram testados 2 aparelhos divididos em três grupos: GRUPO AR - alta rotação, GRUPO PE - piezo-eletro e GRUPO PESC - piezo-eletro com Spray control®. Os resultados mostraram uma menor dispersão no grupo PESC, seguido pelo grupo AR. Em relação à temperatura, observou-se que todos os grupos controlaram de forma eficaz o aumento de temperatura, sendo a AR a mais eficiente, seguida pelos dois grupos do Piezo, levando a conclusão que o Spray Control além de não gerar dispersão de aerossol, mantém a refrigeração adequada ao dente durante seu uso.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação da percepção dos docentes no desenvolvimento de manequins odontológicos como ferramenta pedagógica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-15) Lopes, Patrícia Carla [UNESP]; Carvalho, Paula Carolina Komori de [UNESP]; Sato, Tábata do Prado; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No ensino da odontologia é de extrema importância a junção do conhecimento teórico ao prático. Para desenvolver as habilidades práticas, os cursos superiores em odontologia realizam um aprimoramento pré-clínico em laboratório, simulando a realidade antes do tratamento ser aplicado no paciente. Os manequins têm sido muito utilizados desde então na formação dos profissionais da odontologia. Esta dissertação teve o objetivo de desenvolver um conjunto de manequins odontológicos para alunos do curso de Graduação de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia ICT UNESP - SJC através da avaliação da percepção dos docentes no uso dos manequins como ferramentas pedagógicas na aprendizagem. O instrumento de pesquisa utilizado para coleta de dados deste projeto foi uma revisão de literatura sobre o tema associado a análise das respostas de um questionário, formulado e aplicado de maneira remota aos docentes das disciplinas pré-clínicas e clínicas da graduação em Odontologia do ICT. O formulário foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa em seres humanos e contou com 12 questões sobre o aprimoramento e limitações em relação aos manequins odontológicos utilizados na instituição para o ensino superior em odontologia. O convite para participação voluntária desta pesquisa e o questionário desenvolvido no Google forms foi enviado para o e-mail institucional dos docentes. Destes, 15 questionários foram completamente respondidos, representantes de 10 disciplinas práticas/pré-clínicas: Cirurgia Bucomaxilofacial, Clínica Integrada, Dentística, Endodontia, Materiais Dentários, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Parcial Fixa, Radiologia e Prótese Parcial Removível. A maioria das disciplinas considerou o manequim como uma ferramenta imprescindível para o ensino e treinamento laboratorial, algumas disciplinas utilizam treinamento em dentes naturais, e outras não conhecem a ferramenta aplicada a sua disciplina. Após análise das respostas, levou-se em consideração as peculiaridades das disciplinas e disposição das mesmas na grade curricular do curso de odontologia. Foi proposto um conjunto de manequins odontológicos personalizado aos alunos da graduação, envolvendo várias disciplinas do curso. Essas informações foram apresentadas a empresa fabricante e parceira para o desenvolvimento de um manequim de excelência para o ensino com a proposta de integrar mais disciplinas e melhorar o aprendizado do aluno de graduação. O conjunto composto por dois manequins completos e acessórios atende as disciplinas de dentística, periodontia e cirurgia e o outro as disciplinas de materiais odontológicos, endodontia, prótese parcial fixa e prótese parcial removível. Adicionalmente, foi proposto melhorias na qualidade dos dentes aproximando essa ferramenta da realidade. Conclui-se que a utilização do conjunto de manequins e acessórios pelos alunos de graduação será melhor aproveitado, pois será permitido a reutilização do manequim em diferentes disciplinas e atenderá disciplinas que não utilizam desse método para o ensino prático. Agrega-se também um menor custo financeiro com a aquisição dos acessórios e reutilização, além de ser uma prática mais sustentável por gerar menor lixo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cerdas biodegradáveis para escova dental ecológica: desenvolvimento de alternativas biosustentáveis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-20) Silva, Ana Carolina Barbosa Nascimento da; Marco, Andrea Carvalho de; Teixeira, Symone Cristina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As escovas dentais são instrumentos utilizados para a limpeza da cavidade bucal e desestruturação da placa bacteriana. Estes dispositivos são formados por uma cabeça de cerdas, que variam em composição, formato, número e que são inseridas em um cabo para realização da higiene oral. Os materiais mais utilizados em sua confecção são o nylon e o plástico que produzem, somente no Brasil, um descarte anual de 120 milhões de escovas gerando 1.920 toneladas de lixo que se acumulam no meio ambiente em aterros sanitários e oceanos, pois somente uma porcentagem insignificante é reciclada por não serem biodegradáveis. Nas últimas décadas a humanidade vem desenvolvendo, cada vez mais, uma consciência ambiental e a redução do descarte associada ao desenvolvimento de alternativas biosustentáveis para itens de uso cotidiano vem de encontro a essa nova filosofia. Uma solução menos agressiva ao meio-ambiente são as chamadas escovas ecológicas. Nestas, o cabo de plástico pode ser substituído por materiais não poluentes e que se decompõem como bambu ou madeira prensada, por exemplo, contudo as cerdas ainda carecem de solução apropriada. A única escova biosustentável é a composta de pêlo de porco, mas é um material controverso por ser de origem animal. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de alternativas biodegradáveis para cerdas de escova dental, a partir de fibras de bananeira e de sisal sob os aspectos de propriedades dos materiais, potencial antimicrobiano, teste de desgaste e biodegradação de forma a proporcionar resultados que possam viabilizar aplicações futuras em escovas biodegradáveis. Como resultado da pesquisa observou-se que a fibra de sisal 160 µm é relativamente mais espessa quando comparada a fibra de bananeira 150 µm. Em relação ao tempo de secagem em estufa, as fibras de sisal e bananeira no período de 48 horas mostraram menor rugosidade e maior uniformidade em relação aos intervalos avaliados; na análise em MEV que o sisal apresentou a superfície mais uniforme e sulcos menos profundos. No teste de microdiluição, os extratos com maior efetividade foram a bardana e o própolis com efeito bactericida (bardana CIM/CMM 12,5 mg/mL na C. albicans e 12,5 mg/mL no S. Mutans e o própolis 25 mg/mL na C. albicans e 25 mg/mL no S. Mutans). Em relação ao sinergismo dos extratos, a melhor combinação obtida foi a bardana com própolis para C. albicans (0,72 e 1,0) com CIM de 2x e bacteriostático no S. mutans, contudo quando adicionados às fibras em diferentes concentrações (25%, 50%, 75% e 100%) não foram capazes de inibir o crescimento do microorganismo Streptococcus mutans tanto no teste do halo de inibição como na cultura em caldo Mueller Hinton. No ensaio de microtração (One-way ANOVA) complementada pelo teste de Tukey não se observou diferenças estatísticas significativas para as fibras de bananeira e nem para as fibras de sisal. À análise estatística não paramétrica, teste de Mann-Whitney houve diferença estatística significativa B48h+a X S48h+a com (p=0,0046<0,05), constatando-se que neste período de 48h com a adição de antimicrobianos a fibra de sisal foi mais resistente à tração. Os dados obtidos no desgaste das cerdas de bananeira e sisal após a máquina de escovação pelo teste t-Student revelaram que B.C-1m X S.C-1m com p=0,020<0,05 e B.P-3m X S.P-3m com p=0,007<0,05. Na biodegradação, as fibras de bananeiras apresentaram decomposição completa em 60 dias enquanto o sisal necessitou de 90 dias para total degradação. Conclui-se assim que a fibra de sisal por apresentar maior resistência a tração, menor desgaste na escovação e um curto tempo de biodegradação revelou-se uma opção promissora para cerdas ecológicas, contudo a incorporação de antimicrobianos na mesma ainda necessita de maior desenvolvimento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Metodologia para a identificação de implantes dentários por meio da tecnologia 3d
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-18) Camba, Sandro Taira [Unesp]; Kojima, Alberto Noriyuki [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O crescente mercado da implantodontia faz aumentar o interesse por parte da indústria em suprir as necessidades encontradas pelos implantodontistas. Como resultado deste crescimento, muitas empresas tem criado novos modelos (sistema) de implantes todos os anos em todo o mundo. Em casos onde por alguma razão exista a necessidade de substituição da prótese e que não é possível ter acesso ao prontuário do paciente, para que se possa verificar a marca e o modelo do implante utilizado, o cirurgião dentista passa a ter um grande desafio. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia, para auxiliar a identificação de implantes dentários, pôr meio da comparação entre imagens 3D de um banco de imagens com uma imagem 3D obtida por meio do molde de um implante físico, com um silicone de adição e posteriormente digitalizada. Materiais e métodos: Foram realizadas 10 moldagens da conexão protética de um implante do tipo hexágono interno e de outro cone morse com um silicone de adição extra leve, esta moldagens foram digitalizadas através de um escâner de bancada e separadas em dois grupos teste Grupo 1 (Implante Hexágono Interno - Implacil de Bortoli, São Paulo - Brasil), e grupo 2 - Implante Cone Morse (Implacil de Bortoli, São Paulo - Brasil), estes grupos foram comparados com os seus respectivos grupos de controle. Resultados: Foram analisadas medidas lineares de 36 pontos criados virtualmente através do Software de Avaliação para Dados de Medição 3D GOM Profissional, estes pontos foram previamente determinados ao longo da conexão protética de ambos os modelos de implantes testados. Os resultados foram descritos por medidas de posição (média) e escala (desvio padrão). Avaliações das imagens de cada molde com sua referência (HI e CM) foram descritas por gráficos de Bland-Altman (Altman, 2007), e para cada molde e de forma conjunta, foram apresentados Coeficientes de Concordância de Lin (Lin, 1989) e Coeficientes de Correlação de Pearson (Bussab, Morettin, 2006) para descrever a relação entre as medidas observadas pelo método em teste com as respectivas referências. Conclusão: Diante dos resultados encontrados no presente estudo, acreditamos que o método proposto seja satisfatório, para a identificação de implantes dentários.
  • ItemDissertação de mestrado
    Impacto do isolamento social durante a pandemia do COVID-19 na percepção da qualidade de vida e rotina por estudantes de odontologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-18) Santos Junior, Moacir Teotônio dos [Unesp]; Araldi, Fernando Vagner [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O surgimento de um novo vírus deixou o mundo em estado de alerta. O novo Coronavírus, como é chamado, surgiu em Wuhan, na China no final de 2019 e rapidamente se espalhou pelo mundo, fazendo com que a Organização Mundial de Saúde declarasse pandemia no início de 2020. Por apresentar características de alto contágio, as autoridades decidiram pelo isolamento social da população. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto do isolamento social durante a pandemia do COVID-19 na percepção da qualidade de vida e rotina dos estudantes de Odontologia das Universidades Estaduais Paulistas. Para realizar este estudo, um questionário on-line desenvolvido por Goldberg (Questionário de Saúde Geral) contendo 12 itens, foi produzido e aplicado pelo Google Formulário – Google Forms aos estudantes Universitários de Odontologia, enviado por e-mail e através das redes sociais. A amostra final resultou num total de 288 alunos e através das respostas obtidas, foi observado que a maioria dos estudantes teve sua capacidade de concentração diminuída, perderam o sono por causa das preocupações mais ou muito mais que o costume e sentem-se esgotados ou sob tensão, durante o período de isolamento social.
  • ItemDissertação de mestrado
    Alinhadores NAM com elevador nasal: um estudo clínico em pacientes com fissura labiopalatal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-08) Frazão, Diogo Campos; Salgado, Miguel Angel Castillo [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A fissura de lábio e palato é a deformidade congênita da face mais comum em humanos e acomete cerca de 1:650 nascimentos no Brasil. O tratamento para esses pacientes tem sido amplamente discutido durante décadas e ainda não existe um consenso ou um protocolo de atendimento padronizado. Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, novas formas de tratamento foram surgindo e hoje é possível realizarmos o tratamento desses pacientes através do planejamento digital (CAD/CAM – Projeto e fabricação assistida por computador). A partir do conceito dos alinhadores ortodônticos introduzido por Kesling em 1946 e hoje com toda tecnologia disponível para fabricação digital desses dispositivos é que realizamos o tratamento de 25 bebês fissurados no projeto de extensão denominado NAM – Naso-Alveolar Modelador do Departamento de Odontologia Restauradora na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, avaliando a eficácia da utilização dos alinhadores NAM no fechamento das fissuras do rebordo alveolar. O tratamento com os alinhadores NAM se mostrou eficiente com a diminuição de pouco mais de 50% do tamanho da fenda anterior e com os pacientes realizando o tratamento à distância reduzindo o número de consultas presenciais. A tecnologia CAD/CAM com os alinhadores NAM tornará acessível a pacientes que residem longe dos centros de deformidades, particularmente em áreas rurais, além da possibilidade de padronização do tratamento no mundo global. Embora ainda em estágios iniciais, os alinhadores NAM representam um tratamento promissor para pacientes portadores de fissuras lábio palatinas.