Projetos de recuperação/reforço em matemática no estado de São Paulo: um estudo sobre o decênio 2007-2016

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-05-30

Autores

Fontes, Cilene Maria

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar e compreender como tem se efetivado projetos de recuperação de Matemática em instituições públicas oficiais de Educação Básica paulista, ao longo do decênio 2007-2016. Para alcançar esse objetivo, utilizamos a metodologia da História Oral para realizar entrevistas com cinco professoras que vêm atuando nesses projetos em algumas escolas do interior paulista. Fizemos um levantamento bibliográfico e sobre legislações que tratam dessa temática. Tanto as entrevistas quanto esses levantamentos revelam como tem sido proposto, como tem se dado a execução desses projetos e como esses se inserem no espaço da escola. Para dar significado aos nossos entendimentos, construímos uma história inspirada na análise das narrativas e das fontes existentes, a qual foi possível interpretar a dinâmica desses projetos e tematizar questões que emergiram das narrativas como as que se referem à dinâmica dos projetos na escola, à avaliação e à condição docente.
This research had the objective of investigating and understanding how Mathematics recovery projects have been carried out in official public institutions of Basic Education in São Paulo during the decade 2007-2016. To reach this goal, we used the Oral History methodology to conduct interviews with five teachers who have been working on these projects in some schools in the interior of São Paulo. We did a bibliographical survey and legislation that deals with this theme. Both the interviews and these surveys reveal how it has been proposed, how the projects have been implemented and how they are inserted in the school space. To give meaning to our understandings, we constructed a story based on the analysis of existing narratives and sources, where it was possible to interpret the dynamics of these projects and thematize issues that emerged from narratives such as those related to the dynamics of projects in school, the teaching condition.

Descrição

Palavras-chave

Projetos de recuperação, Reforço escolar, História da educação matemática, História oral, Condição docente, Recovery projects, History of mathematics education, Oral history, Teaching condition, School reinforcement

Como citar