O conceito de autoria em manuais de vestibulares e em discursos pedagógicos sobre produção de texto

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Data

2017

Autores

Silva, Daiane Pereira Fernandes da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This Final Paper investigates the approach given to the authorship question in Vestibulares Manuals and teachers' blogs. The purpose of the research is to analyze how these Manuals and blogs refer to the author's role in the written text production. The corpus used for the work are the Manuals of Vestibulares of public universities of São Paulo and other states, including the Participant's Guide to the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and teachers' speeches in blogs. In these materials, we are interested in the sections intended to the correction criteria of the essay, in which the procedures regarding its composition and evaluation are reported. From these instructions, we seek to find statements that refer explicitly to authorship. The analysis developed is qualitative and dialogical. The theoretical foundation behind the work is the Bakhtin Circle Philosophy. Concepts developed by the Circle as dialogue, and theme and meaning are guiding principles for the study. The research, moreover, has a bibliographic study of works about authorship in school text, developed by scholars in the Discourse area, such as Sírio Possenti (2002) and Eni Orlandi (1988), who discuss and broach this question. The discourse about authorship was found in the Federal University of Uberlândia (UFU) Manual and in the High School Participant's Guide. In relation to teachers' blogs, there is no explicit evidence about authorial discourse
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a abordagem dada à questão da autoria em Manuais de Vestibulares e blogs de professores. O intuito da pesquisa é analisar como esses Manuais e blogs se referem ao papel do autor na produção do texto escrito. O corpus utilizado para o trabalho são os Manuais de Vestibulares de universidades públicas de São Paulo e demais Estados, inclusive o Guia do Participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e discursos de professores em blogs. Nesses materiais, interessam-nos as seções destinadas aos critérios de correção da redação em que são relatados os procedimentos referentes à sua composição e avaliação. A partir dessas instruções, buscamos encontrar enunciados que se refiram de forma explícita à autoria. A análise desenvolvida é de caráter qualitativo e dialógico. A base teórica que sustenta o trabalho é a filosofia do Círculo de Bakhtin. Conceitos desenvolvidos pelo Círculo como diálogo, e tema e significação são norteadores do estudo. A pesquisa, além do mais, conta com um estudo bibliográfico de trabalhos sobre a autoria no texto escolar, desenvolvida por estudiosos da área do discurso, como Sírio Possenti (2002) e Eni Orlandi (1988), que discutem e tematizam essa questão. Foi encontrado o discurso sobre a autoria no Manual da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e no Guia do Participante do Ensino Médio. Em relação aos blogs de professores, não há evidencia explícita sobre o discurso autoral

Descrição

Palavras-chave

Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975, Análise do discurso, Autoria, Discourse analysis

Como citar

SILVA, Daiane Pereira Fernandes da. O conceito de autoria em manuais de vestibulares e em discursos pedagógicos sobre produção de texto. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2017.