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dc.contributor.advisorNogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Jonathan Gonçalves de [UNESP]
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:29Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:29Z
dc.date.issued2016-10-24
dc.identifier.citationSOUZA, Jonathan Gonçalves de. Improvisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão moderno. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155628
dc.description.abstractThis study proposes an application of improvised baroque ornaments over two pieces of L'infidele Suite, composed by Sylvius Leopold Weiss. The research was conducted through an epistemological survey of primary and secondary sources about Baroque music traditions, focusing on issues related to the improvisation and development of traditions that are directly related to it, such as the accompaniment through the basso continuo and the use of ornaments. There is also an approach of these concepts on the modern guitar. This study is divided into three chapters, the first one discusses the facts of historical and musical order of the Baroque period, in order to situate the reader over the period in question; the second chapter discusses concepts and application of improvisation in the period; finally, the third chapter deals with the application of practical concepts presented in the content of the preceding chapters over the Entrée and Courant from L'infidele Suite, originally written for luteen
dc.description.abstractO presente trabalho propõe um estudo da aplicação de ornamentos barrocos improvisados sobre duas peças da Suíte L'Infidele de Sylvius Leopold Weiss. A pesquisa foi realizada através de um levantamento epistemológico em fontes primárias e secundárias acerca de tradições e práticas musicais do período barroco, focando em questões relativas a improvisação e ao desenvolvimento das práticas de época que estão diretamente relacionadas a ela, tais como o acompanhamento através do baixo contínuo e a utilização das ornamentações. Posteriormente há a aproximação de alguns destes conceitos com a prática interpretativa do violão moderno. O trabalho é dividido em três capítulos, sendo que o primeiro aborda os fatos de ordem histórico-musicais da época, a fim de situar o leitor sobre o período em questão; o segundo capítulo discorre sobre conceitos e aplicação da improvisação no período; por fim, o terceiro capítulo trata sobre a aplicação de forma prática dos conceitos e fundamentos presentes no conteúdo dos capítulos anteriores no Entrée e Courant, obras pertencentes a Suíte L'infidele, originalmente escrita para alaúdept
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectWeiss, Silvius Leopold, 1687-1750pt
dc.subjectViolãopt
dc.subjectMúsica - Séc. XVIII - Históriapt
dc.subjectBaixo contínuopt
dc.subjectImprovisação (Musica)pt
dc.subjectOrnamento musicalpt
dc.subjectGuitarpt
dc.titleImprovisação e ornamentação barroca: conceitos e aproximação à prática interpretativa do violão modernopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000886650
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886650.pdf
unesp.undergraduateMúsica - IApt
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