Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03

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Data

2016-12-06

Autores

Conti, Camila Neves [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo inicial a criação de um jogo que possibilite a exploração de conteúdos relativos à cultura africana e afro-brasileira dentro da aula de arte. Para tanto, buscamos entender nesta pesquisa os diversos elementos pertinentes a esse processo, iniciando com o estudo do conceito de jogo em relação à cultura e à formação da cultura lúdica. Em um segundo momento, direcionamos nosso foco para o entendimento de cultura para, dessa forma, compreender a multiplicidade na formação multicultural dos sujeitos. Assim, nos desdobramos para a importância da Lei nº 10.639/03 e todas as questões que surgem com ela, como a formação de professores, a importância dos materiais didáticos apropriados e a estrutura escolar. Coexistindo com todos esses temas, falamos também sobre aspectos da educação, principalmente sobre a relação aluno e professor e a importância do espaço escolar como um fortalecedor da luta contra o racismo. Observando todos esses pontos de estudo surgirem ao longo da pesquisa de maneira inicialmente distantes entre si e se aproximarem através de uma proposta de jogo que seja capaz de intensificar as discussões raciais em sala de aula partindo de uma atividade calcada na exploração da ludicidade na educação

Descrição

Palavras-chave

Arte na educação, Jogos educativos, Multiculturalismo, Cultura afro-brasileira, Racismo na educação, Art in education

Como citar

CONTI, Camila Neves. Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03. 2016. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.