Análise da resistência dos músculos do core por meio do teste de prancha lateral em praticantes de diferentes atividades físicas

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Data

2016

Autores

Villalba, Marina Mello [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The core training, according to the American College of Sports Medicine, 2010, is indicated to improve stability, prevent injuries and maintain joint mobility of the trunk. To this end, various types of training programs such as Crossfit and Weight Training were created aiming a greater activation of these muscles as well as tests that assess their effectiveness. Among these tests, the so-called side bridge test, which is performed bilaterally, provides an indicator of the muscle strength of the muscles involved in core. Knowing that the practice of various physical activities may change symmetry and muscle strength, the aim of this study is to compare the effect of different physical activities on the ratio values of the side bridge test times between sides No Dominant / Dominant (ND / D) obtained in this test. Samples were collected in 45 participants aged between 18 and 30 years, 15 practitioners of Crossfit, 15 practitioners of Body Weight Training and 15 sedentary. Participants performed the side bridge test in both sides. After verification of normality and homogeneity of data was selected the appropriate statistical analysis for comparison and correlation of variables, adopting significance level of α<0.05. The results of this study showed a significant difference only in the side bridge test contraction time, the Crossfit group obtained significantly longer times in the dominant side, as the non-dominant side, the contraction time of the side bridge test on both sides (D and ND) of the other two groups, Weight Training group and Sedentary group. Thus, we can conclude that the side bridge test is a simple test to perform and that in this study the Crossfit group showed better results in the contraction time on the side bridge test, possibly preventing the occurrence of low back pain in this group
O treinamento do core, de acordo com o American College of Sports Medicine, em 2010, é indicado para melhorar a estabilidade, prevenir lesões e manter a mobilidade articular do tronco. Com este intuito, diversas modalidades como o Crossfit e a musculação foram criadas visando uma maior ativação desses músculos assim como testes que avaliam suas eficiências. Dentre estes testes, o denominado prancha lateral que é realizado bilateralmente, fornece um indicador da capacidade de resistência dos músculos envolvidos no core. Sabendo-se que a prática das diversas atividades físicas pode alterar a simetria e a resistência muscular, o presente estudo tem por objetivo comparar o efeito de diferentes atividades físicas nos valores de razão dos tempos de prancha lateral entre os lados Não Dominante/Dominante (ND/D) obtidos neste teste. As coletas foram realizadas em 45 participantes com idade entre 18 e 30 anos, sendo 15 praticantes de Crossfit, 15 praticantes da musculação e 15 sedentários. Os participantes realizaram o teste de prancha lateral dos dois lados. Após a verificação da normalidade e homogeneidade dos dados foi selecionada a análise estatística adequada para a comparação e correlação das variáveis, sendo adotado nível de significância de α<0,05. Os resultados deste estudo apresentaram diferença significativa apenas no tempo de manutenção do teste de prancha lateral, o grupo Crossfit, obteve tempos significativamente maiores tanto do lado dominante, quanto do lado não dominante, que o tempo de manutenção do teste de prancha lateral dos dois lados (D e ND) dos outros dois grupos, musculação e sedentários. Com isso, podemos concluir que o teste de prancha lateral é um teste de simples execução e que neste estudo o grupo Crossfit ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Cinesiologia, Musculação, Estilo de vida sedentário

Como citar

VILLALBA, Marina Mello. Análise da resistência dos músculos do core por meio do teste de prancha lateral em praticantes de diferentes atividades físicas. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educaçao física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.