Análise do déficit proprioceptivo do membro inferior de idosos com doença de Parkinson: influência do tratamento medicamentoso e relação com equilíbrio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Sousa, Priscila Nobrega de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Déficits no julgamento perceptivo de posição dos membros inferiores contribuem para a instabilidade postural na doença de Parkinson (DP). Entretanto, existem lacunas na literatura referentes à relação entre julgamento perceptivo e a instabilidade postural, e o efeito do tratamento medicamentoso na DP. Assim, os objetivos deste estudo foram: i) analisar o desempenho em tarefas do equilíbrio e o julgamento perceptivo de posição do membro inferior em pacientes com DP, com e sem efeito da medicação (levodopa); ii) verificar a relação entre o julgamento perceptivo de posição do membro inferior e o desempenho em tarefas de equilíbrio. Participaram do estudo 18 idosos com DP (idade: 71,77±8,47 anos; massa corporal: 84,35±7,99 kg; estatura: 169,00±1,41 cm). Os pacientes com DP realizaram avaliações clínicas, de julgamento perceptivo e de equilíbrio em estado OFF (no mínimo 12 horas após a última ingestão do medicamento precursor de dopamina ou 24 horas para agonistas dopaminérgicos) e em estado ON da medicação específica da DP - levodopa (aproximadamente uma hora após a ingestão do medicamento). Para avaliação clínica foram utilizadas a Unified Parkinson's Disease Rating Scale, subescala motora (UPDRS III) e a escala de Hoehn & Yarh (H&Y). A avaliação do julgamento perceptivo consistiu em o indivíduo estimar corretamente a posição das articulações do joelho e tornozelo, mensurada por um sistema optoeletrônico. O erro, em graus, entre a posição alvo e o julgamento de posição, em cada tentativa, foi considerado como variável dependente. As tarefas de equilíbrio foram realizadas com olhos abertos e fechados nas posições: normal, semi-tandem, e em superfície de espuma. Uma plataforma de força foi usada para analisar as ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Cinesiologia, Postura humana, Doença de Parkinson, Medicamentos

Como citar

SOUSA, Priscila Nobrega de. Análise do déficit proprioceptivo do membro inferior de idosos com doença de Parkinson: influência do tratamento medicamentoso e relação com equilíbrio. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.