Controle postural em crianças e adolescentes: dados posturográficos normativos
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2016Type

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O Objetivo deste estudo foi examinar o desempenho do controle postural, na posição em pé quieta, de crianças e adolescentes. Participaram deste estudo crianças e adolescentes, sendo meninos e meninas agrupadas nas faixas etárias de 7, 9, 11, 13, 15 e acima de 15 anos, provenientes de escolas da rede pública (estadual e municipal) da cidade de Rio Claro. Cada participante foi solicitado a permanecer em pé, o mais estático possível, sobre uma plataforma de força, ao longo de 60 segundos, em quatro condições experimentais: 1) pés paralelos e olhos abertos; 2) pés-paralelos e olhos fechados; 3) pés na posição semi-tandem e olhos abertos; e 4) pés na posição semi-tandem e olhos fechados. A ordem das tentativas foi definida aleatoriamente. As forças aplicadas sobre a plataforma de força foram utilizadas para estimar a posição do centro de pressão (CP), nas direções ânteroposterior e médio-lateral, sendo calculado o deslocamento total, a amplitude e a velocidade média de variação do CP. Os resultados indicaram que mudanças no controle postural não ocorrem linearmente, tendo uma transição no final da primeira década de vida. Contudo, essas mudanças ainda são observadas ao longo dos primeiros anos da adolescência refletindo em possíveis alterações nos sistemas sensorial e motor
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