A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-19-18

Autores

Novo, Laura Fontana [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este projeto de Conclusão de Curso é composto pelo relatório de atividades desenvolvidas e por uma reportagem transmídia, que aborda aspectos da construção conceitual e político-administrativa da Base Nacional Comum Curricular e as suas implicações na educação formal e não formal de crianças e jovens brasileiros. Foi produzida uma série de entrevistas com educadores de todo o Brasil, que atuam direta ou indiretamente na construção de projetos políticos pedagógicos de escolas e projetos sociais. A reportagem também registra relatos de crianças e adolescentes nos ambientes escolares, como um recurso para despertar o interesse das pessoas pela trajetória da Base Nacional Comum Curricular e instigar professores, diretores, coordenadores, pais, alunos, educomunicadores e a sociedade em geral a conhecerem escolas e propostas pedagógicas altamente criativas e inovadoras, que ensinam na medida em que aprendem e que constroem a relação de aprendizagem com base na democracia de ideias, na horizontalidade, na decisão coletiva e no exercício pleno das habilidades emocionais, cognitivas, físicas, sociais e simbólicas. Para tanto, a realização de entrevistas e pesquisas aprofundadas sobre a educação, o papel da escola e a construção da Base serviram como subsídio indispensável para a produção de pautas temáticas, que permitiram a captação de uma grande quantidade de entrevistas e a produção de uma reportagem transmídia que utiliza diversos recursos interativos

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo, Educação, Curriculos, Reportagens e reporteres

Como citar

NOVO, Laura Fontana. A escola que sonhamos: base nacional comum curricular e educação criativa. 2017. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.