A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Ventura, Mariana Bizarro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica e tem como referencial teórico pesquisas fundamentadas na área da psicomotricidade. O objetivo geral fundamenta-se em apresentar e discorrer sobre a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança, principalmente relacionado ao processo de alfabetização, ressaltando o corpo como grande instrumento no processo de aprendizagem. Os principais itens da psicomotricidade que devem ser desenvolvidos na criança a fim de auxiliar no processo de aprendizagem geral e na alfabetização são: a coordenação motora fina, a lateralidade, o esquema corporal, a noção espacial e temporal e a coordenação ocular manual. Todos esses aspectos serão apresentados e discutidos ao longo do trabalho. Quando trabalhamos com o corpo passamos a ampliar as possibilidades de ação da criança no mundo em que se vive e no processo de alfabetização. O desenvolvimento psicomotor contribui para a aprendizagem da escrita e da leitura, mostrando que trabalhar a motricidade da criança é essencial na sua aprendizagem e alfabetização, visando assim à construção e formação global do ser humano

Descrição

Palavras-chave

Psicomotricidade, Alfabetização, Postura humana, Capacidade motora, Movement, Psychology of

Como citar

VENTURA, Mariana Bizarro. A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.