A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização
Carregando...
Arquivos
Data
2016
Autores
Ventura, Mariana Bizarro [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Este trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica e tem como referencial teórico pesquisas fundamentadas na área da psicomotricidade. O objetivo geral fundamenta-se em apresentar e discorrer sobre a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança, principalmente relacionado ao processo de alfabetização, ressaltando o corpo como grande instrumento no processo de aprendizagem. Os principais itens da psicomotricidade que devem ser desenvolvidos na criança a fim de auxiliar no processo de aprendizagem geral e na alfabetização são: a coordenação motora fina, a lateralidade, o esquema corporal, a noção espacial e temporal e a coordenação ocular manual. Todos esses aspectos serão apresentados e discutidos ao longo do trabalho. Quando trabalhamos com o corpo passamos a ampliar as possibilidades de ação da criança no mundo em que se vive e no processo de alfabetização. O desenvolvimento psicomotor contribui para a aprendizagem da escrita e da leitura, mostrando que trabalhar a motricidade da criança é essencial na sua aprendizagem e alfabetização, visando assim à construção e formação global do ser humano
Descrição
Palavras-chave
Psicomotricidade, Alfabetização, Postura humana, Capacidade motora, Movement, Psychology of
Como citar
VENTURA, Mariana Bizarro. A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.