Repensando a forma de ensinar geografia: aplicação de alguns princípios da Escola da Ponte em uma escola pública de Assis/SP

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Data

2016-06-03

Autores

Vieira, Daiane Vaz [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work is aimed to evaluate the application of some principles developed in the Escola da Ponte in the Geography classes of a São Paulo state school . The inspiration for this study came after a field work offered during the graduation course, through the discipline of Regency Stage in 2014, which allowed me to know different models of schools in São Paulo State, among them one which works with the principles of the Escola da Ponte. It was in the state school Dom Antônio José dos Santos, during the 3rd and 4th bimesters that the present research has been developed after several routine inquires as a teacher at this school and after the repetitive social and learning adversities faced among the students from there, I have searched in the Escola da Ponte, punctually in its principles, to link the São Paulo State Curriculum of Basic Education, apply in the discipline of Geography and its concepts while I was teaching in this school, and thus observe them in practice, in the 7th grade A. The students were able to develop by themselves autonomously, responsibly and caringly, dynamic activities which value the reflection and the critical analysis involving the school institution in general. The results of this study use bibliographic references about the theme, visual resources from the school and testimonials, which certainly resulted in innovations, new challenges which may be possible to transform the educational systems with changes in some determined aspects within the own system
Este trabalho tem por objetivo avaliar a aplicação de alguns princípios desenvolvidos na Escola da Ponte nas aulas de Geografia de uma escola da rede estadual de ensino de São Paulo. A inspiração para o trabalho surgiu após um trabalho de campo, oferecido na graduação, pela disciplina de Estágio Regência em 2014, do qual permitiu conhecer diferentes modelos de escolas no Estado de São Paulo, dentre estas uma que trabalha com os princípios da Escola da Ponte. Foi na escola Estadual Dom Antônio José dos Santos, durante o 3º e 4º Bimestre, que a presente pesquisa, se desenvolveu depois de diversos questionamentos rotineiros enquanto professora nesta escola e das repetitivas adversidades sociais e de aprendizagem enfrentadas entre os alunos da mesma, busquei na Escola Ponte, pontualmente em seus princípios, vincular ao Currículo Estadual/SP Escolar do Ensino Básico, aplicar na disciplina de Geografia e em seus conceitos durante o tempo que me encontrava lecionando nesta escola, podendo assim serem observados na prática, o 7º Ano A. Os alunos puderam desenvolver eles próprios de forma autônoma, responsável e solidária, atividades dinâmicas que valoriza-se a reflexão, e a análise crítica, envolvendo a intituição escolar de modo geral. Os resultados deste trabalho, utiliza-se de referenciais bibliográficos sobre o tema, recursos visuais registrados na escola e de depoimentos, em que certamente resultou em novidades, novos desafios que é possível transformar os sistemas educacionais, com mudanças em alguns aspectos determinados dentro do próprio sistema

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Educação e Estado, Ensino - Curriculos

Como citar

VIEIRA, Daiane Vaz. Repensando a forma de ensinar geografia: aplicação de alguns princípios da Escola da Ponte em uma escola pública de Assis/SP. 2016. 96 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus Experimental de Ourinhos, 2016.