Show simple item record

dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvão [UNESP]
dc.contributor.authorMathias, Elisângela de Freitas [UNESP]
dc.date.accessioned2018-09-10T17:28:35Z
dc.date.available2018-09-10T17:28:35Z
dc.date.issued2018-07-12
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155942
dc.description.abstractEste artigo propõe a observação de como o desenho de humor pode ser trabalhado em sala de aula com crianças e adolescentes visando o desenvolvimento simbólico e do desenho em si. O estudo tem como hipótese a incorporação da linguagem do humor gráfico ao ensino-aprendizagem do desenho a partir de propostas para pensar, elaborar e criar a partir de referências experimentadas através da apropriação do alfabeto gráfico por parte do aluno. A intenção é provocar a reflexão sobre o quanto o incentivo ao desenho, por meio de uma abordagem interacionista, possibilita e fomenta a prática desenhista numa fase de possível bloqueio do desenvolvimento gráfico do sujeito.pt
dc.description.abstractThis article proposes the observation of how the humor drawing can be worked in the classroom with children and adolescents aiming at the symbolic development and the drawing itself. The study’s hypothesis is the incorporation of the language of graphic humor into the teaching-learning of the drawing from proposals to think, elaborate and create from references experienced through the appropriation of the graphic alphabet by the student. The intention is to provoke reflection on how much the incentive to draw, through an interactionist approach, enables and encourages the designer practice in a phase of possible blocking of the person’s graphic development.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectDesenho de humorpt
dc.subjectDesenho infantilpt
dc.subjectAprendizagem do desenhopt
dc.subjectPrática docentept
dc.subjectHumor drawingen
dc.subjectChildren’s drawingen
dc.subjectDrawing learningen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.titleO desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenhopt
dc.title.alternativeThe drawing that provokes laughter: the drawing of humor in art classes as an incentive to the practice of drawingen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5629532
unesp.graduateProgramArtes (mestrado profissional) - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaAbordagens teórico-metodológicas das práticas docentespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000907579
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.lattes9150659098334633
dc.identifier.orcid0000-0002-9761-8135
unesp.advisor.lattes9150659098334633
unesp.advisor.orcid0000-0002-9761-8135
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record