Encontros e fluxos numa escola: educadora matemática em potência de criação, fratura e resistência.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08-28

Autores

Amaris-Ruidiaz, Paola Judith

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho se assume em um mundo globalizado com uma forte tendência a eliminar diferenças, com um Aparelho de Estado que mantém sua segmentaridade por meio de dispositivos culturais, econômicos e tecnológicos, produzindo práticas de vigilância e mecanismo de poder que podem se concretizar no corpo. Nesse panorama, desenha-se um enunciado - corpo-marcado -, que lança luz a marcas que podem se concretizar nos corpos em meio a diferentes dispositivos. Em especial, debruça-se sobre o dispositivo Escola e professores que nela ensinam para refletir sobre o tema "corpo e educação", propondo-se a pensar O que podem corpos que assumem suas marcas e, com elas, produzem um corpo de encontros? Para isso, assumiu uma prática cartográfica para produzir um mapa que pudesse expor, fraturar e problematizar as relações de poder que se constituem na Escola, por meio de uma experiência sensível com um grupo de professores, em meio a dois espaços de encontros, o primeiro organizado pela própria Escola, a "Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo” (ATPC), com características institucionais; o segundo, organizado pela autora deste trabalho, um espaço de encontros junto aos professores de matemática do Ensino Fundamental e Médio, que buscava discutir as marcas desses corpos e produzir junto a seus corpos-marcados. A produção desta tese assumiu uma política de escrita híbrida, em que línguas espanhola e portuguesa fazem parte de uma mesma composição, por entender que essa forma daria vazão aos afetos que pediam passagem. Avesso a uma tentativa de representação do ocorrido, convida-se o leitor a passear em uma sequência à sua escolha por diferentes textos, que englobam discussões e reflexões sobre corpo e educação, narrativas produzidos nos espaços habitados e aforismas não explicativos. Como resultados, percebe-se que, ao criar encontros intensivos entre corpos, outro corpo é gerado, um corpo de encontros, tomado como um epicentro da experiência, em que as marcas ganham outras cores, produzindo afetos que aumentam a potência de agir no dispositivo, e que permitem a existência e o fluxo de diferenças. Em termos do corpo Educação Matemática, esta pesquisa se instala como possibilidade de criar marcas outras ao assumir uma educação matemática como prática de vida, produzida no encontro entre corpos.
Este trabajo se asume en un mundo globalizado con una fuerte tendencia a eliminar diferencias, con un Aparato de Estado que mantiene su segmentación por medio de dispositivos culturales, económicos y tecnológicos, produciendo prácticas de vigilancia y mecanismo de poder que pueden concretizarse en el cuerpo. En ese panorama, se dibuja un enunciado- cuerpo-marcado-, que arroja luz a marcas que pueden concretarse en los cuerpos en medio de diferentes dispositivos. En particular, se centra en el dispositivo Escuela y profesores que en ella enseñan para reflexionar sobre el tema “cuerpo y educación”, proponiéndose a pensar ¿Qué pueden los cuerpos que asumen sus marcas y, con ellas, producen un cuerpo de encuentros? Para ello, se asumió una práctica cartográfica para producir un mapa que pudiera exponer, fracturar y problematizar las relaciones de poder que se constituyen en la Escuela, por medio de una experiencia sensible con un grupo de profesores, en medio de dos espacios de encuentros, el primero organizado por la propia Escuela, “Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo” (ATPC), con características institucionales, el segundo, organizado por la escritora de este trabajo, un espacio de encuentros junto a los profesores de matemática de educación básica y secundaria, que buscaba discutir las marcas de esos cuerpos y producir junto a sus cuerpos-marcados. La producción de esta tesis ha tenido una política de escrita-híbrido, donde el español y el portugués son parte de la misma composición, entendiendo que de esa manera daría rienda suelta a las emociones que piden camino, contraria a un intento de representación de lo ocurrido. Así, se invita al lector a aventurarse por diferentes caminos de lectura del texto, que engloban discusiones y reflexiones sobre cuerpo y educación, narrativas producidas en los espacios habitados y aforismas no explicativos. Como resultado, se percibe que, al crear encuentros intensivos entre cuerpos, otro cuerpo es generado, un cuerpo de encuentros, tomado como un epicentro de experiencia, en que las marcas ganan otros colores, produciendo afectos que aumentan la potencia de actuar en el dispositivo y que permiten la existencia y el flujo de diferencias. En términos del cuerpo Educación Matemática, esta investigación se instala como posibilidad de crear marcas otras al asumir una educación matemática como práctica de vida, producida en el encuentro entre cuerpos.
This work is assumed in a globalized world with a strong tendency to eliminate differences, in a State Apparatus that maintains its segmentation by means of cultural, economic and technological devices, producing vigilance practices and a mechanism of power that can be concretized in the body. In this prospect, a formulation is drawn, a – marked-body – that sheds light on marks that can be concretized in the bodies amid different devices. In particular, it focuses on School and teachers who teach in it as a device to reflect on the theme "body and education", proposing to think What can bodies do that assume their marks and, with them, produce a body of encounters? With this purpose, a cartographic practice was adopted to produce a map that could expose, fracture and problematize the power relations that are constituted in School. This was achieved through a sensitive experience with a group of teachers among two meeting spaces, the first "Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo" (ATPC), organized by the School itself and with institutional characteristics, and the second, organized by the writer of this work, a meeting space with the mathematics teachers of basic and secondary education, that sought to discuss the marks of those bodies and produce along with their marked bodies. The production of this thesis has had a hybrid-writing policy, in which Spanish and Portuguese are part of the same composition, understanding that in that way it would give free rein to the emotions that ask for a way, contrary to an attempt to represent what has happened. Thus, the reader is invited to venture into different ways of reading the text, which includes discussions and reflections on body and education, narratives produced in the inhabited spaces and non-explanatory aphorisms. As a result, it is perceived that, by creating intensive encounters between bodies, another body is generated, a body of encounters, taken as an epicenter of experience, in which the marks gain other colors, producing affections that increase the the power of acting on the device and that allow the existence and flow of differences. In terms of the Mathematical Education body, this research is installed as a possibility to create other marks by assuming a mathematical education as a life practice, produced in the encounter between bodies.

Descrição

Palavras-chave

Filosofia da diferença, Formação de professores, Cartografía, Corpo, Marcas, Narrativas, Filosofia de la diferencia, Formación de profesores, Cuerpo, Philosophy of difference, Teacher training, Cartography, Body, Marks, Narratives

Como citar