Show simple item record

dc.contributor.advisorDomiciano, Cassia Letícia Carrara [UNESP]
dc.contributor.authorSerrasqueiro, Vania Bitencour
dc.date.accessioned2018-09-13T12:53:58Z
dc.date.available2018-09-13T12:53:58Z
dc.date.issued2018-08-17
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155982
dc.description.abstractOs materiais educacionais são instrumentos decisivos no processo de ensino e aprendizagem da criança, em especial aquelas com transtornos de aprendizagem. A presente pesquisa se propôs a verificar que aspectos do Design Gráfico tornam os materiais educacionais de intervenção e avaliação aplicados às crianças portadoras de dificuldade ou transtornos da aprendizagem mais inclusivos. Para isso foram levantados conceitos relacionados ao Design Inclusivo, Design da Informação e Design Educacional, gerando subsídios que embasam a coleta de dados através de entrevistas com especialistas em transtornos da aprendizagem, a fim de identificar os materiais educacionais mais usados em intervenção junto ao público infantil, bem como os problemas que apresentam neste processo. Tais materiais foram analisados e problemas relativos ao design dos mesmos foram evidenciados. Por fim, alcançou-se um conjunto de diretrizes capazes de auxiliar no desenvolvimento e projeto de novos materiais tendo como norte o Design Gráfico Inclusivo.pt
dc.description.abstractEducational materials are decisive instruments in the teaching and learning process of children, especially those with learning disorders. The present research aimed to verify which aspects of Graphic Design make the educational materials of intervention and evaluation applied to children with difficulty or learning disorders, more inclusive. In order to do, concepts related to Inclusive Design, Information Design and Educational Design were developed, generating support that supports the collection of data through interviews with specialists in learning disorders, in order to raise the educational materials most used in intervention with children, as well as the problems they present in this process. These materials were analyzed and problems related to their design were evidenced. Finally, a set of guidelines capable of assisting in the development and design of new materials based on Inclusive Graphic Design, were reacheden
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectDesign de Informaçãopt
dc.subjectDesign gráfico inclusivopt
dc.subjectRepresentação gráficapt
dc.subjectMateriais educacionaispt
dc.subjectTranstornos da aprendizagempt
dc.subjectInformation designen
dc.subjectInclusive graphic designen
dc.subjectGraphic representationen
dc.subjectEducational materialsen
dc.subjectLearning disordersen
dc.titleMateriais educacionais voltados à crianças com transtorno de aprendizagem: diretrizes sob a ótica do design gráfico inclusivopt
dc.title.alternativeEducational materials to children with learning disorders: guidelines under the view of inclusive graphic designen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaDesign Gráfico Inclusivo: audição, visão e linguagempt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000907750
dc.identifier.capes33004056082P0
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record