Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Gabriel, Gabriel Grazzini [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa buscou abordar o espaço geográfico como categoria de análise que auxilie o professor no planejamento e execução de aulas de Geografia utilizando-se de links entre os conteúdos geográficos e as práticas cotidianas de jovens escolares. Assim, foi escolhida como hipótese de investigação que a aproximação entre o objetivo de mediar o conhecimento, por parte do professor, e a necessidade (objetivo) de o estudante aprender os conteúdos escolares, passa pela necessidade de conhecer e transformar o meio, ou seja, o espaço no qual está inserido. Então, o estudo buscou refletir como as práticas exercidas por estes jovens escolares podem carregar em si elementos geográficos intimamente ligados com espaço geográfico. Para isso apoiou-se em teorias geográficas, filosóficas e pedagógicas referentes à Pedagogia Histórico Crítica, Teoria Histórico-Cultural, espaço, cotidiano, práxis e a observações empíricas e a execuções de sequências didáticas na escola sede do PIBID Geografia - Ourinhos

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino - Ourinhos (SP), Educação do adolescente, Professores

Como citar

GABRIEL, Gabriel Grazzini. Espaço e o cotidiano dos jovens escolares no processo ensino-aprendizagem em geografia, uma experiência no PIBID Ourinhos. 2015. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015.