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dc.contributor.advisorMello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Danicio Soares de [UNESP]
dc.date.accessioned2018-09-19T17:26:05Z
dc.date.available2018-09-19T17:26:05Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationLIMA, Danicio Soares de. Ensino de geografia e música: uma prática pedagógica em geografia com o auxílio do xote e baião nordestinos. 2014. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156153
dc.description.abstractThe objective of this research was to examine the possibility of the concept / category migration in northeastern Brazil learning through group practice rhythms of forró as xote and the baião. The main idea was that the students themselves, and participate in theoretical expositions on the subject, could play the rhythms chosen by the teacher, which characterize a physical experience. Through literature research involving authors of teaching Geography, Geography, Music education, Pedagogy and musicologists, and of course, the case study, we investigate the validity of alternative pedagogical practice in the construction of geographical knowledge involving music, in third year high school of public school Nikola Martins Romeira in Ribeirão do Sul, São Paulo. During the literature search, we realized that the subject matter could also be explored through a political perspective of multiple scales, both in terms of the relative center-periphery and regional inequalities in Brazil presents itself and prejudice resulting from that reality. We seek to understand the origins of negative and low cultural esteem in relation to the Brazilian foreign culture (read as American) comparison, and concluded that such facts are in part results from our colonial past. Aiming to explore the various possibilities of the chosen topic, walked the path of a careful construction of the history of each of the studied rhythms and its principal authors. Privilege the social, political and economic context of the time, these being fundamental information in the construction of concepts by students. A practical activity was based on the Historical-Critical pedagogy, by Gasparin. This consists of five stages: initial Social Practice, Curriculum, Instrumentation...en
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a possibilidade de aprendizado do processo de migração da população nordestina do Brasil, por meio da prática em grupo de ritmos do forró como o xote e o baião. A ideia principal era a de que os próprios alunos, além de participarem das exposições teóricas sobre o assunto, pudessem tocar os ritmos escolhidos pelo professor, o que se caracterizaria uma experiência física. Por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo autores do ensino de Geografia, da Geografia, do ensino de Música, da Pedagogia e músicólogos, além é claro, do estudo de caso, investigamos a validade de uma prática pedagógica alternativa na construção do conhecimento geográfico envolvendo a música, nos terceiros anos do ensino médio da escola estadual Nikola Martins Romeira, em Ribeirão do Sul, interior de São Paulo. Durante a pesquisa bibliográfica, percebemos que o tema em questão podia ser explorado também através de uma ótica política de multiplas escalas, tanto em termos da relação Centro-periferia quanto das desigualdades regionais presentes no próprio Brasil e os preconceitos resultantes de tal realidade. Procuramos também entender as origens da comparação negativa e baixa autoestima cultural do brasileiro em relação à cultura estrangeira (lê-se americana), e concluímos que tais fatos são, em partes, resultado de nosso passado colonial. Com o objetivo de explorar as diversas possibilidades do tema escolhido, percorremos o caminho de uma construção cuidadosa do histórico de cada um dos ritmos estudados e seus principais autores. Privilegiamos o contexto social, político e econômico da época, por acreditarmos ser estas informações importantes na construção dos conceitos pelos alunos. A atividade prática foi baseada na pedagogia Histórico-Crítica, apresentada por Gasparin. Esta, consiste em cinco momentos: Prática social inicial, Problematização, Instrumentalização...pt
dc.format.extent57 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectBaião (Música)pt
dc.titleEnsino de geografia e música: uma prática pedagógica em geografia com o auxílio do xote e baião nordestinospt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Ourinhospt
dc.identifier.aleph000891062
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891062.pdf
unesp.undergraduateGeografia - Ourinhospt
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