A Experiência do uso de filme em aulas de geografia para a educação de jovens e adultos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Pozza, Gabriel Vidal Simõis [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This project intends to contribute to the scientific production in Geography area, especially in Cultural Geography. From the use of the cinema on education, this research tries to investigate, in theoretical and practice forms, how the geographic science relates with the film language. Considering the influential presence of the movies in everyday life of thousands of young and adults, consolidated by authors who approach the study area, this paper aims to discuss and apply, by means of a didactic sequence, the movie The man who turned juice in a class of high school Young and Adults Education (YAE) in schools of Ourinhos, São Paulo State. Through a particular fictional feature film that approaches Urban Geography, we will discuss how the cine appropriates the reality and how the objective spaces representation in film production is modified in order to meet specific interests and ideologies and/or to understand a certain reality
Este trabalho busca contribuir para a produção científica na área de Geografia, sobretudo, no campo da Geografia Cultural. A partir da utilização do cinema no ensino, intenta-se investigar, de forma teórica e prática, como a ciência geográfica se relaciona com a linguagem cinematográfica. Considerando a influente presença do cinema no cotidiano de milhares de jovens e adultos, consubstanciado por autores que abordam a área de estudo mencionada, tal trabalho objetiva discutir e aplicar por meio de uma sequência didática o filme O homem que virou suco em uma turma de ensino médio de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de Ourinhos/SP. Através de um determinado filme de ficção de longa metragem com abordagens temáticas sobre o espaço urbano, discutiremos como o cinema se apropria da realidade e como a representação de espaços objetivos é modificada na produção cinematográfica para atender a interesses e ideologias específicas e/ou no entendimento de determinada realidade

Descrição

Palavras-chave

Cinema, Geografia - Estudo e ensino, Educação de adultos

Como citar

POZZA, Gabriel Vidal Simõis. A Experiência do uso de filme em aulas de geografia para a educação de jovens e adultos. 2014. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.