Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Toledo, Victor Machado de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The importance of Geography teaching aimed to suit the needs and interests of students is currently a challenge which must be faced by educators consistently to all years of primary school education. The use of differentiated teaching resources that motivates and inspires students in the pursuit of knowledge was the way found by this research to discuss the ways to teach cartography in Elementary Education II. The research methodology used was exploratory that has a qualitative view which is more interested in the process than the product. After literature review and analysis of the instructional sequence applied, was possible to understand the difference between the schools that the new generation needs, and the school they have today. The results were encouraging in view of the clear interest and motivation of students with the proposed activity. It is intended that this research will be useful as a tool for ongoing discussion about the renovation of school education in our country, specifically in school cartography
A importância do ensino de Geografia voltado para atender às necessidades e aos interesses dos alunos é, atualmente, um desafio que precisa ser encarado de maneira consistente por educadores de todos os anos do ensino básico escolar. A utilização de recursos didáticos diferenciados, que motivem e inspirem os alunos na busca pelo conhecimento, foi a forma encontrada por esta pesquisa para discutir os caminhos do ensino da cartografia no Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório, além de possuir uma visão qualitativa, pois se interessa mais pelo processo do que pelo produto. Após revisão bibliográfica e análise da sequência didática aplicada foi possível entender a diferença entre a escola que as novas gerações necessitam, e a escola que se tem hoje. Os resultados obtidos foram estimulantes, tendo em vista o nítido interesse e motivação dos alunos com a atividade proposta. Pretende-se que esta pesquisa seja útil, como mais uma ferramenta, para contínua discussão sobre o processo de renovação do ensino escolar no nosso país, especificamente na Cartografia escolar

Descrição

Palavras-chave

Material didático, Cartografia, Geografia - Estudo e ensino

Como citar

TOLEDO, Victor Machado de. Análise da contribuição do uso de recursos didáticos para o ensino de cartografia. 2014. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.