As contribuições de pesquisas acadêmicas no século XXI de sexualidade e surdez na escola: quais os avanços e quais os retrocessos que as pesquisas apontam

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Data

2017

Autores

Veronez, Júlia Maria Laurito [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research has as objective a content verification, study and analysis of numerous sums, dissertations and thesis published on century XXI, between the years 2000 and 2014, where the focus is the advances and back downs over the appointment of sexuality on deaf people, trying to identify the role of the schools in this education process. We will search and understand how these researchers' point out huge advances and back downs on deaf people sexuality and the school role on this thematic. We begin with the premise that sexuality, especially on deaf peoples, isn't developed clearly and deeply, mostly because their language could permeate the whole process. This language is the Brazilian Language of Signals - LIBRAS - which isn't widespread across the majority of schools and to get worst, doesn't have a Libra translator available most of the times. The general objective of this research is to revel if those published thesis and dissertations bring significant advances inside the schools who deal with deaf and sexuality with the use of LIBRAS, subsidizing this learning.These research specific objectives will try to verify the referring appointments over deaf and sexuality inside schools, the schools contributions on this theme development and which back downs are imposed along the process. This qualitative research has bibliography, documental analysis and mapping on numerous thesis and dissertations from 2000 to 2014, totalizing 14 years of base material. We can consider that this research make possible a bigger understanding on this thematic inside schools, as well the needed adjustments that the majority of institutions should do to make progress
Esta pesquisa tem como objetivo a verificação, estudo e análise de resumos de teses e dissertações já existentes do século XXI, entre 2000 e 2014, onde o foco será os avanços e os retrocessos dos apontamentos da sexualidade na surdez, procurando identificar o papel da escola nesse processo educativo. Buscaremos o entendimento de como as pesquisas apontaram grandes avanços e retrocessos da temática da sexualidade do surdo e o papel da escola. Partiremos da premissa que a sexualidade, principalmente na surdez não é trabalhada com aprofundamento e com clareza, pois a língua que pode permear esse aprendizado, que é a Língua Brasileira de Sinais - Libras não é veicula na maior parte das instituições escolares e essa em grande parte, ainda não possui intérpretes de Libras. O objetivo geral desta pesquisa é revelar se teses e dissertações trazem avanços significativos dentro das escolas que tratam de sexualidade e surdez com o uso da Libras subsidiando esse aprendizado. Os objetivos específicos buscaram verificar os apontamentos referentes à surdez e a sexualidade no âmbito escolar, as contribuições da escola para o avanço da temática e quais os retrocessos que a escola também oferece, para que os avanços não se processem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise bibliográfica e documental, foi realizado levantamento em resumos de dissertações e teses de 2000 a 2014, totalizando 14 anos de pesquisas. Podemos considerar que essa pesquisa possibilitou um maior entendimento a respeito da temática dentro do ambiente escolar, e os principais ajustes que as instituições devem fazer para que os avanços aconteçam

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Pesquisa bibliografica - Séc. XXI, Surdos - Educação, Educação sexual, Língua brasileira de sinais, Escolas, Inclusão em educação

Como citar

VERONEZ, Júlia Maria Laurito. As contribuições de pesquisas acadêmicas no século XXI de sexualidade e surdez na escola: quais os avanços e quais os retrocessos que as pesquisas apontam. 2017. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.