Influência de pastagens na caracterização do movimento da onça-pintada (Panthera onca) no Pantanal sul-matogrossense

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Santos, Priscilla Costa dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O uso de pastagens pela onça-pintada (Panthera onca) está relacionado ao processo de movimento dos indivíduos. Sob esta ótica, utilizamos ferramentas da Ecologia do Movimento - uma área do conhecimento que fornece recursos úteis no estudo de características relacionadas à conduta espaço-temporal dos organismos - para entender alguns aspectos do comportamento espacial da espécie no Pantanal brasileiro. Utilizamos no presente estudo recursos de análise de comprimento de passo em função da hora do dia e ângulos de virada considerando a classe da paisagem nas quais os passos tinham origem e destino. A nossa expectativa é obter e fornecer informações úteis quanto à atividade e uso do habitat pela onça-pintada. Uma vez que a espécie se encontra ameaçada de extinção, tais informações contribuiriam na elaboração e execução de medidas de concílio entre o desenvolvimento socioeconômico oriundo da prática agropecuária com ações de conservação. Trabalhamos na elaboração de mapas de uso e cobertura da terra de uma propriedade rural particular localizada no Pantanal de Miranda - MS, classificando a paisagem local. As análises dos dados de movimento foram feitas com base em dados de localização obtidos de dois indivíduos monitorados por colares GPS entre abril de 2013 e janeiro de 2014. Nossos resultados sugerem uma tendência geral para movimentos mais retilíneos - caracterizados por grandes distâncias médias percorridas e pequenos ângulos de virada - para passos com origem e/ou destino em pastagens. Passos localizados em área florestal apresentam tendência mais tortuosa, prevalecendo menores distâncias médias percorridas associadas a maiores ângulos de virada. Estas observações são indicativos de aspectos já relatados na literatura quanto à preferência de habitat para uso na medida em que, aparentemente, a onça-pintada passa pelas pastagens sem utilizá-las de fato

Descrição

Palavras-chave

Ecologia animal, Onças-pintadas, Pastagens, Movimento, Comportamento espacial dos animais, Ecologia da paisagem, Habitat (Ecologia), Felídeo, Pantanal Mato-grossense (MS e MT)

Como citar

SANTOS, Priscilla Costa dos. Influência de pastagens na caracterização do movimento da onça-pintada (Panthera onca) no Pantanal sul-matogrossense. 2017. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.