Show simple item record

dc.contributor.advisorMachado, Afonso Antônio [UNESP]
dc.contributor.advisorMorão, Kauan Galvão [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, João Pedro Bellini [UNESP]
dc.date.accessioned2018-09-19T17:26:24Z
dc.date.available2018-09-19T17:26:24Z
dc.date.issued2017-07-17
dc.identifier.citationVIEIRA, João Pedro Bellini. A relevância de uma avaliação do estado psicológico do aluno em uma aula de personal training: uma revisão. 2017. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156205
dc.description.abstractThe psychological aspect of a student or athlete guided by a personal trainer should always be observed during the training period and also in their daily life so that one performs well in any program of physical activity or physical exercise to which it is inserted, Since under psychological conditions the psychological aspect directly interferes with the practitioner's performance, and there may be responses of disinterest, complacency, passivity and even aggressiveness. Nowadays, we are experiencing a period of expansion in the fitness market and in this market we observe in large scale the search for a standard aesthetic model, a model considered ideal and propagated by the media itself as the ideal. The problem is in the propagation of the concept that the physical exercise that will result in this aesthetic model is associated with sacrifice, displeasure, pain and can cause disinterest in students. Therefore, in order for the adherence to physical exercise to grow, the personal trainer must pay attention to this aspect and question his client about his / her disposition prior to the lesson, having the sensitivity to detect the mood and possible psychological aspects present in the During the exercise. In this way, the professional must adapt the training program to each session according to the student's disposition and emotional state. Thus, this study is justified as a way of guiding the work guidelines of a personal trainer that takes into account the psychological aspects of his student. Therefore, the objective of this study is to verify the possible interferences of different psychological aspects in a training session, suggesting techniques that aim to identify and adapt the class to the psychological one of the student. The design of the present study will be carried out through a bibliographical review of the literature. The searches were done through PUBMED databases, Athena Catalog (UNESP library) and Google Academic...en
dc.description.abstractO aspecto psicológico de um aluno ou atleta orientado por um personal trainer, sempre deve ser observado durante o período de treinamento e, também, em seu cotidiano para que se tenha uma boa performance em qualquer programa de atividade física ou exercício físico ao qual esteja inserido, já que sob más condições o aspecto psicológico interfere diretamente no rendimento do praticante, podendo aparecer respostas de desinteresse, comodismo, passividade e, até mesmo, agressividade. Atualmente, vivemos um período de expansão no mercado fitness e neste mercado observamos em larga escala a procura de um modelo estético padrão, um modelo considerado ideal e propagado pela própria mídia como o ideal. A problemática está na propagação do conceito de que o exercício físico que resultará neste modelo estético está associado ao sacrifício, ao desprazer, a dor, podendo causar desinteresse nos alunos. Portanto, para que a aderência ao exercício físico cresça, o personal trainer deve atentar-se a este aspecto e questionar seu cliente de como está a sua disposição previamente à aula, tendo a sensibilidade de detectar o humor e possíveis aspectos psicológicos presentes no aluno durante o exercício. Desta maneira, o profissional deve adaptar o programa de treinamento a cada sessão de acordo com a disposição e estado emocional do aluno. Assim, justifica-se esse estudo como forma de nortear as diretrizes do trabalho de um personal trainer que leva em consideração os aspectos psicológicos de seu aluno. Com isso, o objetivo deste estudo é verificar as possíveis interferências de diferentes aspectos psicológicos em uma sessão de treinamento, sugerindo técnicas que visam identificar e adaptar a aula ao psicológico do aluno. O delineamento do presente estudo será realizado por meio de uma revisão bibliográfica da literatura. As buscas serão feitas por meio das bases de dados PUBMED, Catálogo Athena...pt
dc.format.extent26 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicospt
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectAtletaspt
dc.subjectPreparadores físicos pessoaispt
dc.subjectExercícios físicospt
dc.subjectSaudept
dc.subjectPsicologiapt
dc.titleA relevância de uma avaliação do estado psicológico do aluno em uma aula de personal training: uma revisãopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000892047
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-22/000892047.pdf
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record