Um Estudo de caso sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de geografia, em duas escolas no município de Ourinhos/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-11-14

Autores

Silva, Graziela Araújo da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The purpose of this paper is to discuss the importance of the use by teachers and schools, the resources provided by web 2.0 in the classroom. We sought researches in the area of educational computing and teaching of geography, but, unlike the trend seen in other disciplines, there are few studies in Geography on the use of computers and/or technology in the classroom. In order to start a debate on this issue was seen as the student relates to the internet (recognizing the interference of virtual networks on your daily life) and mainly sought to understand how was the relationship between the schools and teachers about the use of ICT in the classroom through the use of questionnaires and observations arising from placements in schools surveyed, besides, of course, the theoretical support referenced
O propósito deste trabalho é discutir a importância do uso, por docentes e pelas escolas, dos recursos fornecidos pela web 2.0 em sala de aula. Levantaram-se as pesquisas na área da informática educativa e do ensino de Geografia, mas, ao contrário da tendência percebida em outras disciplinas, na Geografia há poucos trabalhos sobre o uso de computadores e/ou tecnologias na sala de aula. Com o intuito de iniciar um debate neste assunto foi observado como o estudante se relaciona com a internet (reconhecendo a interferência das redes virtuais sobre o seu cotidiano) e principalmente, buscou-se entender como se dava o relacionamento entre as unidades escolares e dos professores acerca do uso das TICs em aula através da aplicação de questionários e observações oriundas da realização de estágios nas escolas pesquisadas, além, é claro, do suporte teórico referenciado

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Tecnologias de informação e comunicação, Ourinhos (SP)

Como citar

SILVA, Graziela Araújo da. Um Estudo de caso sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de geografia, em duas escolas no município de Ourinhos/SP. 2012. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2012.