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dc.contributor.advisorRothberg, Danilo [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina Feliciano da [UNESP]
dc.date.accessioned2018-09-19T17:27:00Z
dc.date.available2018-09-19T17:27:00Z
dc.date.issued2017-03-06
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina Feliciano da. Comunicação pública e sustentabilidade: estudo da comunicação mediada do projeto Manuelzão. 2017. 76. f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156335
dc.description.abstractThis publication presents the results of a research that seeks to identify and characterize the potential contribution of public communication of Manuelzão magazine editions (2015-2016), maintained and created by Projeto Manuelzão according to the categorical content analysis methodology. Projeto Manuelzão, created in 1997, is structured in groups that aim to contribute to the elaboration and execution of goals related to water management, environmental education and participation in the formulation and evaluation of public policies related to watershed. Manuelzão magazine is one of the arms of the Project and seeks to develop critical thinking on political and socio-environmental issues related to water resources and the environment. According to the methodology, the 50 articles presented in the respective editions were analyzed and it was obtained: a) characterization of the depth and comprehensiveness of information available in the 2015-2016 editions of Manuelzão magazine; b) the identification of the community context, the biography of militants, the management of public spaces, sustainability issues, institutional achievements, public actions and the involved sectors and the development experiences of Projeto Manuelzão, in relation to seven categories of analysis: political, social and economic scenario; legal information and technological development; information about memory and project history; goals and objectives; planning and metrics; dialogues with social actors and plurality of voices (excluding public sector) and dialogues with the public sector. Articles evaluated obtained 58.86% of Information Quality Index, it is slightly more than half of information about the categories considered essential for what is understood as public quality communication. In view of the results obtained, it was suggested a guide for production and publicizing a deepth and comprehensive information...en
dc.description.abstractEsta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e caracterizar o potencial contribuição da comunicação pública das edições de 2015-2016 da revista Manuelzão, mantida e criada pelo Projeto Manuelzão, segundo a metodologia de análise de conteúdo categorial. O Projeto Manuelzão, criado em 1997, se estrutura em Núcleos que têm como objetivo contribuir para com a elaboração e execução de metas relativas à gestão hídrica, à educação ambiental e participação da formulação e avaliação de políticas públicas que abarcam as bacias hidrográficas. A revista Manuelzão é um dos braços do Projeto e busca desenvolver o pensamento crítico sobre questões políticas e socioambientais relacionadas aos recursos hídricos e meio ambiente. Segundo a metodologia, foram analisadas as 50 matérias presentes nas respectivas edições e, com isso, foi possível obter: a) a caracterização da profundidade e da abrangência das informações disponíveis nas edições de 2015-2016 da revista Manuelzão; b) a identificação do contexto das informações sobre notas da comunidade, biografia de militantes, gestão de espaços públicos, temas de sustentabilidade, realizações institucionais, ações do poder público e setores envolvidos e experiências desvinculadas ao Projeto Manuelzão, em relação a sete categorias de análise: cenário político, social e econômico; informações legais e de desenvolvimento tecnológico; informações sobre memória e história do projeto; objetivos e metas; planejamento e métricas; diálogos com atores sociais e contém pluralidade de vozes (excluindo setor público) e diálogos com o setor público. As matérias avaliadas obtiveram 58,86% de Índice de Qualidade de Informação, ou seja, pouco mais da metade de informações sobre as categorias consideradas essenciais para o que se entende como comunicação... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent76. f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectEcologia políticapt
dc.subjectCitizenshippt
dc.titleComunicação pública e sustentabilidade: estudo da comunicação mediada do projeto Manuelzãopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.aleph000896666
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-26/000896666.pdf
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt
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