Show simple item record

dc.contributor.advisorAnaruma, Silvia Marina [UNESP]
dc.contributor.authorRomero, Amanda dos Santos [UNESP]
dc.date.accessioned2018-09-19T17:27:35Z
dc.date.available2018-09-19T17:27:35Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationROMERO, Amanda dos Santos. Conhecimento do papel da doula na fase da gestação, parto e pós-parto. 2017. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156494
dc.description.abstractThis study was intended to investigate an unregulated profession that has been growing in the field of health and education - Doula's profession. They are women who accompany the pregnant woman, during pregnancy, until delivery and the puerperium in order to provide support in the emotional, corporeal and cognitive aspects. It also has the role of transmitting information that involves the knowledge of the pregnant woman's body, its limits and possibilities, so that she is aware of the whole process that integrates the gestation period. This study involves the field of Pedagogy, since the work of the doula is in the field of education and care, however, few people in the area are aware of this function, since the modality is not yet considered a profession in Brazil, is little publicized. It is a bibliographical review research, in which this recent modality has historically been contextualized, in addition to deepening the knowledge in its field of action, its objectives, achievements and limits that must be respected; it was also made a reflection on the importance of this new modality for the field of Pedagogy. We may consider that this research may lead to a greater understanding about the world of motherhood and the importance of this period as part of development, and can be more approached by the field of Pedagogy. In addition, this knowledge is of paramount importance for pedagogy, since in the practice of the pedagogue, he will encounter various situations in the school that are involved with the gestation, delivery and puerperium stagesen
dc.description.abstractEste estudo teve a intenção de investigar uma profissão não regulamentada que vem crescendo no campo da saúde e educação - a profissão de Doula. São mulheres que acompanham a gestante, durante a gestação, até o parto e o puerpério a fim de dar um suporte nos aspectos emocional, corpóreo e cognitivo. Também tem o papel de transmitir informações que envolvem o conhecimento do corpo da gestante, seus limites e possibilidades, para que esteja ciente de todo o processo que integra o período da gestação. Este estudo envolve o campo da Pedagogia, pois o trabalho da doula está no campo da educação e do cuidado, no entanto, poucas pessoas da área tem conhecimento sobre esta função, pois a modalidade ainda não é considerada uma profissão no Brasil, sendo assim, é pouco divulgada. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, na qual foi contextualizado historicamente essa recente modalidade, além de aprofundarmos os conhecimentos em seu campo de atuação, seus objetivos, conquistas e limites que devem ser respeitados; foi feita também uma reflexão sobre a importância desta nova modalidade para o campo da Pedagogia. Podemos considerar que essa pesquisa poderá levar a um maior entendimento a respeito do mundo da maternidade e da importância deste período como parte do desenvolvimento, podendo ser mais abordado pelo campo da Pedagogia. Além disso, este conhecimento é de suma importância para a pedagogia, já que na prática do pedagogo, ele irá se deparar com várias situações na escola que estão envolvidas com a fase da gestação, parto e puerpériopt
dc.format.extent24 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectGravidezpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectTrabalho de partopt
dc.subjectPuerperiopt
dc.subjectCuidado pré-natalpt
dc.subjectCuidado pós-natalpt
dc.titleConhecimento do papel da doula na fase da gestação, parto e pós-partopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000898481
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898481.pdf
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record