A escrita dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I: expectativas dos programas governamentais
Author
Advisor
Date
2017Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Atualmente no Brasil, o ensino público brasileiro enfrenta o problema do fracasso escolar que, apesar de ser algo que está presente nas escolas públicas desde a década de 1980, ainda é muito frequente nas escolas. Pensando nisso, essa pesquisa possuiu como foco o estudo das expectativas dos programas e documentos educacionais do governo quanto às escritas de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I e as definições acerca das habilidades esperadas para cada ano escolar (1ª a 3º ano). Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa nas bases do Scielo e da Capes afim de encontrar o que vem sendo publicado sobre o assunto na última década. Posteriormente, foi feita uma análise em relação aos documentos oficiais, como o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na busca de entender quais são as habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de cada ano do ciclo da alfabetização em relação ao conteúdo da Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a aprendizagem da escrita
How to cite this document
Keywords
Language
Collections
