Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): a produção bibliográfica em periódicos científicos nacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Lourenço, Mariana Mercuri [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The main objective of this work is to analyze the bibliographic production in national scientific journals available online in the period 2013-2016 on the National High School Examination (ENEM), created in 1998 by the Ministry of Education (MEC), through the MEC Ordinance nº438, of May 28, 1998, and carried out annually by the National Institute of Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), ENEM has the purpose of evaluating the Performance of the student at the end of basic education and currently serves as an admission to universities and colleges. Through the literature, recurrent themes in the national scientific journals about this national examination were verified. In order to achieve the proposed objectives, a qualitative, bibliographical research was carried out, whose data collection instrument was the survey of national articles available online by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) evaluated as A1 in the Platform Sucupira in the year 2013 to 2016reference. Subsequently the analysis of the same evidenced the topics discussed
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a produção bibliográfica em periódicos científicos nacionais disponíveis online no período de 2013 a 2016 sobre oExame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria MEC nº438, de 28 de maio de 1998, e realizadoanualmente peloInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). Inicialmente o ENEM tinha o objetivo principal de avaliar o desempenho do discente ao final da educação básica, e a partir da Portaria MEC nº109, dia 27 de maio de 2009, passou a servir também como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso ao ensino superior.Por meio da literatura,verificaram-se os temas recorrentes nos periódicoscientíficos nacionais sobre o referido exame nacional. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, cujo instrumento de coleta de dados foi o levantamento de artigos nacionais disponíveis online pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) avaliados como A1 na Plataforma Sucupira no ano 2013 a 2016.Posteriormente ocorreu a análise dos mesmos evidenciando os temas abordados

Descrição

Palavras-chave

Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil), Ensino médio, Avaliação educacional, Brasil

Como citar

LOURENÇO, Mariana Mercuri. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): a produção bibliográfica em periódicos científicos nacionais. 2017. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.