O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura

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Data

2017

Autores

Silva, Tamíres Fernandes da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A partir das discussões realizadas durante a disciplina Planejamento, Acompanhamento e Noções Teóricas de Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se o Estágio Curricular Supervisionado como um momento de descoberta da prática docente para alguns dos alunos. Diante disto, e pensando no atual déficit de professores na educação básica, percebeu-se a necessidade de discutir a respeito e tentar compreender qual o impacto do Estágio Supervisionado na formação dos alunos dos cursos de licenciatura e se este pode vir a influenciar suas escolhas profissionais. Tem-se por hipótese que se bem fundamentado, estruturado e orientado, esses estágios podem revelar atrativos da docência que antes não eram percebidos pelos estudantes da licenciatura. Partindo desse pressuposto, e tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca compreender também quais modelos de organização de estágio podem propiciar a esses estudantes essa percepção da docência como uma possível área de atuação

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Estagios supervisionados, Orientação profissional, Licenciatura, Educação básica

Como citar

SILVA, Tamíres Fernandes da. O estágio supervisionado e o seu papel na adesão à docência pelos estudantes dos cursos de licenciatura. 2017. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.