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dc.contributor.advisorMendonça, Marina Célia [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Larissa Bueno dos [UNESP]
dc.date.accessioned2018-09-19T17:27:43Z
dc.date.available2018-09-19T17:27:43Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.identifier.citationSANTOS, Larissa Bueno dos. Não sejA burro!: o preconceito linguístico e a intolerância no discurso de Marcela Tavares. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2017.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156532
dc.description.abstractDu fait que l'usage des médias, très intense actuellement, propage des différentes idéologies de manière virale et que nous avons affaire à un portrait linguistique brésilien hétérogène aussi bien qu'à une perspective commune croyant aux formes « correctes » et « incorrectes » de la langue portugaise orale et/ou écrite, on s'attachera à analyser la première vidéo de la série en ligne « Não sejA burro ! », de Marcela Tavares, publiée le 11 janvier 2016 sur Youtube et présentant une durée de 6 minutes et 27 secondes. Elle a atteint 105.458 mentions « j'aime » et 3.697 mentions « je n'aime pas » sur la chaîne YouTube de Marcela Tavares et apporte des énoncés traversés par cette perspective commune de purisme linguistique. Choisie en raison d'une importante répercussion sur Internet (1.470.952 vues sur YouTube), la vidéo a, de surcroît, inauguré la série constituée de neuf vidéos, toutes sous le même titre et contenu : apprendre à écrire et à parler « correctement » la langue portugaise, selon une grammaire normative de la langue portugaise qui n'est pas specifiée, et aussi aportant les prescriptions de Marcela Tavares qui s'auto intitule « Professeure ». Pour composer cette figure de professeur, l'humoriste porte des lunettes et ses cheveux sont attachés en queue de cheval, représentant une professeure qui donne des cours de langue portugaise en ligne, situation semblable à un cours vidéo. En ayant comme base les études en Sociolinguistique, on consacrera cette recherche à examiner la manifestation du préjugé linguistique dans le corpus par Marcela Tavares, puis, spécifiquement, la façon dont elle a choisie pour parler des « erreurs » linguistiques et, finalement, ses arguments et ses justificatives pour soutenir les « corrections ». Cette recherche appartient au domaine de la Sociolinguistique et s'articule autour des études du Discours notamment ceux qui portent...fr
dc.description.abstractTendo em vista o atual e intenso uso de mídias sociais como propagador de diferentes ideologias de maneira viral, a heterogênea realidade linguística brasileira e o forte senso comum vigente que acredita em maneiras certas e erradas de uso oral e/ou escrito da língua portuguesa, busca-se na presente Monografia de Final de Curso analisar o primeiro vídeo da série online Não sejA burro!, de Marcela Tavares, publicado em 11 de janeiro de 2016 no YouTube, com duração de 6 minutos e 27 segundos, 105.458 curtidas e 3.697 reações não gostei no canal da humorista nessa rede social e cujos enunciados são perpassados pelo imaginário comum de purismo linguístico. O vídeo foi selecionado por sua enorme repercussão na internet (ele conta com 1.470.952 visualizações no YouTube) e por ser o primeiro da série composta por nove, todos de mesmo nome e com o mesmo conteúdo: aprender a escrever e a falar corretamente, seguindo uma gramática normativa da língua portuguesa, a qual não é especificada, e seguindo os preceitos da então intitulada Professora Marcela Tavares. A fim de compor essa figura, a comediante aparece no vídeo usando óculos e com cabelos presos, representando uma professora que ministra uma aula online de português, semelhante a uma vídeo-aula. A partir de estudos em Sociolinguística, o objetivo geral desta monografia é analisar o preconceito linguístico presente no discurso da personagem Marcela Tavares que representa uma professora. Os objetivos específicos são: analisar como ela trata a noção de erro linguístico e analisar quais são os argumentos e justificativas usados pela comediante para legitimar as correções em sua aula de português. O trabalho se insere na área da Sociolinguística na interface com estudos do discurso, em especial os que se dedicam à discussão da noção de norma e variação e sua relação com o preconceito linguístico...pt
dc.format.extent62 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectPreconceitospt
dc.subjectSociolinguísticapt
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt
dc.subjectSociolinguisticspt
dc.titleNão sejA burro!: o preconceito linguístico e a intolerância no discurso de Marcela Tavarespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000899042
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000899042.pdf
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt
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