Efeito da temperatura na germinação de sementes da Bardana (Arctium lappa L.)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Nascimento, Cassio Camilo de Araujo do [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo de sementes é indispensável para determinar a capacidade de recrutamento e dispersão de uma espécie. A germinação é um fator primordial para que os indivíduos se estabeleçam em determinada área, e para que isso ocorra algumas características do ambiente devem ser favoráveis ao seu desenvolvimento tal como umidade, temperatura e luminosidade. O objetivo deste trabalho foi determinar as temperaturas mínima, ótima e máxima de germinação de sementes da bardana (Arctium lappa L.) e também avaliar se o fator luz ao interagir com o fitocromo interfere em sua germinação. Para isso, foram utilizados parâmetros de taxa de sucesso e velocidade germinação em temperaturas de 5ºC até 40ºC, com intervalos de 5ºC. Para os testes estatísticos foram utilizadas análises de variância com as taxas de germinação ao longo do tempo sob os diferentes tratamentos. O trabalho concluiu que as condições ideais para a germinação das sementes de Arctium lappa L. são obtidas quando estas estão exportas a luz branca e dentro da faixa de temperatura dos 25ºC a 30ºC

Descrição

Palavras-chave

Sementes, Germinação, Sementes - Viabilidade, Sementes - Disseminação, Plantas - Efeito da temperatura, Fitocromo, Plantas - Fotomorfogênese, Bardana (Planta)

Como citar

NASCIMENTO, Cassio Camilo de Araujo do. Efeito da temperatura na germinação de sementes da Bardana (Arctium lappa L.). 2017. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.