Estratégias de comunicação interna como agente de engajamento organizacional: estudo de caso da Mondelez Internacional

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Data

2018-01-08

Autores

Mello, Gabriel Correa de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Today, relationships with work have changed. With the increasing search to adapt to the competitive market, the organizations have given more and more attention and highlight the strategies of Internal Communication, seeking to engage its employees, through the feeling of belonging, motivation and innovation. By assuming its strategic role within a company, Internal Communication is consolidated as a channel of business management, promoting a flow of information and building the future of the organization from the relationship and transparency. Thus, communication becomes increasingly multidisciplinary and joins management strategies and human resources, such as engagement, that is, the construction of a participatory culture directly linked to the consolidation of an organization's human capital. In this scenario, since it encompasses several aspects, engagement seeks to value its employees and improve the conduct of the company's processes by creating a sense of ownership in each of the stakeholders and aligning the personal and organizational goals of its employees. Therefore, the Internal Communication has its defined scope by becoming responsible for transmitting the message of the ways and opportunities of growth for the company and its employees helping the management of people. This research seeks to analyze how Internal Communication and engagement are allied in the organizational transformation and the construction of a more participative strategy in large organizations, stimulating in their collaborators the incentive to creativity, motivation and innovation. In order to enable and enrich the investigation, the Internal Communication processes of Mondelēz International were analyzed based on Case Study methods, such as interviews with the staff responsible for Internal Communication in the company and analysis of the existing communication channels... (Complete abstract electronic access below)
Hoje, as relações com o trabalho mudaram. Com a crescente busca em se adaptar ao mercado competitivo, as organizações têm dado cada vez mais atenção e destaque às estratégias de Comunicação Interna, buscando engajar seus colaboradores, por meio do sentimento de pertencimento, da motivação e da inovação. Ao assumir seu papel estratégico dentro de uma companhia, a Comunicação Interna se consolida como canal de gestão empresarial, promovendo um fluxo de informações e construindo o futuro da organização a partir do relacionamento e da transparência. Assim, a Comunicação torna-se cada vez mais multidisciplinar e se une a estratégias de administração e recursos humanos, como o engajamento, ou seja, a construção de uma cultura participativa diretamente ligada à consolidação do capital humano de uma organização. Neste cenário, uma vez que abrange diversos aspectos, o engajamento busca valorizar seus funcionários e melhorar a condução dos processos da companhia despertando o sentimento de dono em cada um dos envolvidos e o alinhamento entre os objetivos pessoais e organizacionais dos seus colaboradores. Sendo assim, a Comunicação Interna tem seu escopo definido ao tornar-se responsável por transmitir a mensagem de quais os caminhos e oportunidades de crescimento para a empresa e para seus colaboradores auxiliando a gestão de pessoas. Esta pesquisa procura analisar como a Comunicação Interna e o engajamento são aliados na transformação organizacional e na construção de uma estratégia mais participativa em grandes organizações, estimulando em seus colaboradores o incentivo à criatividade, à motivação e à inovação. Para possibilitar e enriquecer a investigação, foram utilizados como base os processos de Comunicação Interna da Mondelēz International analisados a partir de métodos de estudo de caso, como entrevistas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Comunicação nas organizações, Relações publicas, Planejamento estratégico, Administração de empresas, Communication

Como citar

MELLO, Gabriel Correa de. Estratégias de comunicação interna como agente de engajamento organizacional: estudo de caso da Mondelez Internacional. 2018. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.