Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-11-21

Autores

Oliveira, Rodolfo Fortunato de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Through observations during the science classes, at a municipal public school, it was evident that students join the sixth year of elementary school and work on the subject of astronomy, are based on explanations of the common sense. This subject belongs to the official syllabus for the fourth year of elementary school and therefore students should have scientific knowledge on the subject. Thus, the aim of this research that unfolds this work was to search out how the astronomy content is worked with the students of the fourth year of elementary school, mainly the concept of day and night, and evaluate the usage of learning objects as a methodology. The steps of this paper were: 1) theoretical studies; 2) survey of students' previous conceptions about the subject (pre-test); 3) construction of a didactic sequence on the subject with the use of learning objects; 4) survey of students' concepts on the subject after the application of the didactic sequence (post-test); 5) description and categorization of data; 6) analysis and interpretation of results. Based on the results obtained, the use of learning objects is such a relevant tool in the learning process and contributed to the construction of students' scientific knowledge
Por meio de observações durante a prática docente nas aulas de ciências do ensino fundamental de uma escola pública municipal, ficou evidente que os alunos quando ingressam no sexto ano do ensino fundamental, ao trabalharem com o assunto de astronomia, baseiam-se em explicações do senso comum. Esse assunto pertence ao currículo oficial para o quarto ano do ensino fundamental e, portanto, os alunos deveriam ter conhecimento científico sobre o tema. Assim, o objetivo geral da pesquisa que se desdobra nesse trabalho foi investigar como é trabalhado o conteúdo de astronomia com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, em especial o conceito de dia e noite, e avaliar o uso de objetos de aprendizagem como metodologia. As etapas do trabalho foram: 1) estudos teóricos; 2) levantamento de concepções prévias dos alunos sobre a temática (pré-teste); 3) construção de uma sequência didática sobre o tema com o uso de objetos de aprendizagem; 4) levantamento dos conceitos dos alunos sobre a temática após a aplicação da sequência didática (pós-teste); 5) descrição e categorização dos dados; 6) análise e interpretação dos resultados. Pelos resultados obtidos, o uso de objetos de aprendizagem foi uma ferramenta relevante no processo de aprendizagem e contribuiu na construção do conhecimento científico dos alunos

Descrição

Palavras-chave

Objetos de aprendizagem, Astronomia - Estudo e ensino, Prática pedagógica, Tecnologias de informação e comunicação, Aprendizagem, Astronomy - Study and teaching

Como citar

OLIVEIRA, Rodolfo Fortunato de. Objetos de aprendizagem no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.